EMPREENDEDORISMO

Com apenas 17 anos ele criou uma empresa que contabilizou um valuation de quase US$ 300 milhões

Atualmente, Mauricio Frizzarin, é dono e fundador da QYON Tecnologia, especializada
no desenvolvimento de softwares para gestão empresarial com Inteligência Artificial

Published

on

É fato que criar uma empresa ainda na adolescência é tarefa para poucos. Desenvolver uma nova tecnologia e ser bem-sucedido torna esse grupo ainda mais seleto. Se o adolescente tiver apenas 17 anos e o software tiver sido desenvolvido na década de 1990, a história fica ainda mais interessante.

Porém essa é a história do empresário Mauricio Frizzarin. Com apenas 17 anos, na década de 1990, Frizzarin criou sozinho um software dedicado à gestão de folha de pagamentos e lançamento de tributos, que transformou a rotina dos contadores e das pequenas e médias empresas, que estavam habituados a gerir os negócios munidos apenas com máquinas de datilografar e calculadoras.

Apesar da pouca idade, o profissional já tinha uma qualidade bem desenvolvida: a de ouvir sobre as dificuldades enfrentadas em um determinado negócio, assimilar as informações e desenvolver soluções. Ainda sem saber, Frizzarin foi um dos primeiros a ofertar SaaS por aqui. A empresa, nascida na cidade de Americana (SP), ficou conhecida no mercado como Folhamatic.

Em 2013, 75% da companhia foi vendida por um valuation de quase US$ 300 milhões para a Sage Software. Frizzarin permaneceu como sócio da Sage, no Brasil, por mais dois anos.

Momento de aperfeiçoamento

Depois disso, o jovem resolveu se dedicar ao próprio aperfeiçoamento. Começou a estudar na Harvard Business School, cursou Executive Education em Inteligência Artificial na University of Califórnia e em Fintech na Harvard University. Nessa época, enquanto adquiria conhecimentos específicos, desenvolveu também uma nova paixão: pilotar caças militares.

“Toda dedicação voltada a aquisição de conhecimento resultou na fundação de uma nova empresa, a QYON Tecnologia, que nasceu no início de 2020, especializada no desenvolvimento de softwares para gestão empresarial com Inteligência Artificial. Voltei a ter como público-alvo os escritórios de contabilidade e ampliei o leque para as pequenas e médias empresas clientes dessas companhias do segmento contábil”, conta Frizzarin.

Sistema de gestão

A QYON Tecnologia entrega a esses dois públicos um sistema de gestão voltado ao controle de ponto, segurança no trabalho e obrigações fiscais, com tecnologia embarcada de Inteligência Artificial e Big Data, além de integração com meios de pagamento, caso do Qyon Bank, que facilita a gestão de contas a pagar e receber sem a necessidade de sair do sistema para acessar o home banking.

“Além disso, tenho mais projetos em andamento para incrementar ainda mais a atuação da QYON Tecnologia no Brasil e levar a nova empresa ao posto de melhor e mais interdisciplinar companhia do setor”, salienta Mauricio.

Paixão por caças militares

Em paralelo, a paixão por voar pilotando caças militares também avançou. Tanto, que Frizzarin montou a primeira equipe brasileira de esportes aéreos: a QYON Aerosports, cujo time é composto por quatro experientes pilotos, especializados em competição, tecnologia e inovação, e dois caças militares italianos S-211 SIAI-Marchetti, que participam de apresentações especiais e eventos especialmente nos Estados Unidos.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile