COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Veja o que será tendência nas agências de comunicação em 2024

Conheça algumas das oportunidades que estarão em alta no mercado

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foto: Envato Elements

O ano de 2023 se foi, e a comunicação tem tudo para mudar esse ano. É que entre as principais tendências de comunicação para 2024, especialistas contam que estão a conexão cada vez mais entre os resultados de imprensa e os objetivos de negócio, a volta dos blogs como uma tendência de conexão com o público e o trabalho focado em ESG que promete ser constante.

“Os clientes estão cada dia mais exigentes e, ano após ano, diferentes setores das empresas passam a entender a importância da imprensa para os objetivos de negócio, gerando conquistas que vão muito além da comunicação”, analisa a fundadora do Grupo Smart (agência de assessoria de imprensa e marketing digital), Silse Martell. “Para os profissionais da área, a sobrevivência das agências dentro das companhias em 2024 vai depender, em grande medida, da capacidade dos times de demonstrar o valor do trabalho de uma forma simples e precisa”, explica.

Inovação é a palavra-chave

De acordo com análise, o setor está inerentemente ligado à inovação, pois vive sob demanda constante de se reinventar para acompanhar onde está a atenção de seus públicos e como se conectar com cada um deles. Essa tendência faz ainda mais sentido ao olhar as projeções da Forrester, por exemplo.

De acordo com a consultoria, o próximo ano não será tão diferente de 2023 em relação à insegurança econômica, ao ambiente político tenso e à aceleração das inovações tecnológicas, mas o índice de confiança do consumidor tende a cair cerca de 10%. Nesse contexto, o trabalho torna-se cada vez mais desafiador e algumas mudanças já começam a sinalizar um novo rumo para o mercado. O primeiro indício é que a pressão por resultados de assessoria de imprensa é cada vez maior.

O que será tendência

Confira as principais projeções de comunicação para o próximo ano:

  • Marcas inovadoras vão continuar a investir em comunidades digitais para reunir pessoas com interesses em comum que navegam entre ferramentas, consumindo e compartilhando informações. Ser a marca que promove conteúdos úteis para essas comunidades é uma estratégia que se paga no longo prazo;
  • Os blogs voltam a ser o coração das estratégias de conteúdo e das comunidades digitais, e têm um papel fundamental para awareness, tráfego e autoridade de marca. Empresas que têm um blog conquistam 13 vezes mais resultados, de acordo com uma pesquisa da ferramenta Semrush;
  • Os podcasts vão continuar a crescer, e em 2024, a influência dos produtores desse tipo de conteúdo deve se expandir também;
  • Os influenciadores tornam-se ainda mais influentes, já que conforme uma pesquisa do IAB Brasil, 92% dos brasileiros seguem dicas de influenciadores digitais. Para profissionais de assessoria de imprensa e de marketing digital, é fundamental aprender a selecionar e trabalhar com os diversos tipos de influenciadores;
  • ESG é pré-requisito, e não diferencial. Cada vez mais as pautas ambientais e responsabilidade com a sociedade se tornam um compromisso das companhias com seus públicos, e ignorar cada um desses fatores no momento de comunicar uma marca, não é uma opção.

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