FRANQUIAS

Fundamental para a saúde financeira da empresa, gestão de estoque é um dos principais pilares da franquia

Solário Piscinas conta como auxilia os franqueados na gestão de estoque de piscinas e produtos, principalmente para o verão onde a procura é ainda maior

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Um dos pilares para manter o negócio, além de uma boa administração, é o cuidado especial com a gestão de estoque. Essa estratégia é essencial para manter a saúde financeira da empresa, pois com ela é possível gerar um equilíbrio nas compras, armazenagem e entregas, obtendo um controle geral do que está entrando, do consumo e da movimentação de produtos.

O estoque tem um papel estratégico para que o negócio conquiste seu sucesso, pois ao ficar atento às mercadorias o empresário consegue descobrir se houve uma queda no giro do estoque. Além disso, também é possível notar qual o comportamento de compra de seus clientes e adaptar sua empresa aos hábitos dos consumidores.

De acordo com o diretor executivo da Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado de piscinas de fibra – Felipe Pirassolo Martinez, o primeiro passo para ter uma boa gestão de estoque é o conhecendo quais são os produtos que possuem a maior saída e aqueles que apresentam maiores dificuldades de venda.

“Sabendo reconhecer esses dois pontos a chance de ter algum tipo de prejuízo diminui drasticamente. Produtos que apresentam um valor agregado maior nesse tipo de mercado são os itens com uma saída menor, já piscinas, que é o nosso caso, apresentam um valor mais acessível e tem uma maior rotatividade”, comenta o diretor executivo.

Quantidade de mercadoria

Na Solário, a maioria dos franqueados vendem as piscinas e, posteriormente, realizam o pedido na fábrica. Dessa maneira, o empreendedor solicita um período mínimo de 15 dias para realizar a fabricação e entrega para o seu cliente.

“Em alguns casos, dependendo da demanda do franqueado, ele poderá trabalhar com um estoque em sua unidade, para agilizar a entrega do produto para seu cliente e facilitar a logística para aquelas unidades mais afastadas das fábricas. Porém, ele deverá saber quais modelos apresentam maior aceitação para o público da sua região, para não ficar com piscinas paradas no seu estoque, paralisando seu capital em um produto que não tem tanta liquidez”, detalha Felipe.

Estoque de piscinas

Em uma franquia de piscinas como a Solário, o ideal é que o franqueado não tenha um estoque muito extenso de piscinas, sendo mais aconselhado ele fazer o pedido do produto após finalizar a venda.

“Mas se ele optar em ter um estoque, deverá ter em mente qual o modelo que tem maior aceitação para seu público. Em geral, as piscinas de 6 metros têm maior saída em nossas lojas, em especial o modelo Canyon 601”, explica Martinez.

Nos finais de ano, época com maior demanda, Felipe aconselha que os franqueados tenham pelo menos três piscinas em seu estoque. “Nesses períodos, normalmente, os clientes querem a instalação imediata. Dessa forma, o lojista ter a piscina em estoque facilita a venda para o cliente.”

Ele também deverá manter em seu estoque alguns produtos essenciais para o tratamento das piscinas, entre eles o cloro, algicida e acessórios para limpeza, como aspiradores, cabos telescópicos e mangueiras.

Auxílio na gestão

Para auxiliar o franqueado a cuidar do seu estoque, é fundamental ter um software de gestão para essa finalidade, pois esse programa irá facilitar o empreendedor a acompanhar em tempo real como está seu estoque. 

“O franqueado deve conhecer quais são os produtos que têm maior saída para ele ter
um estoque mínimo, e não perder venda pela falta desse produto. Em contrapartida,
um dos maiores prejuízos que um lojista pode ter é comprar um produto que não tem
saída, uma vez que esse capital irá ficar parado em sua loja”, salienta Martinez.

Quantidade de mercadoria

Na Solário, a maioria dos franqueados vendem as piscinas e, posteriormente, realizam
o pedido na fábrica. Dessa maneira, o empreendedor solicita um período mínimo de
15 dias para realizar a fabricação e entrega para o seu cliente.

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