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FRANQUIAS

Franquias faturam mais de R$ 240 bilhões e crescem 13,8% em 2023

Em pesquisa divulgada pela ABF, setor vem vivendo um bom momento com mais de 3.300 redes; Touti conquista a 7ª posição no ranking entre as 20 maiores microfranquias do país

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O ano de 2023 foi excelente para quem optou em investir no franchising no Brasil. É oque mostrou o relatório divulgado na tarde dessa quinta-feira (09/02) pela AssociaçãoBrasileira de Franchising durante a Pesquisa de desempenho do setor de franchising.

O setor arrecadou R$ 240,6 bilhões, com crescimento final de 13,8%, comparado a O número de operações encerrou o ano com 195.862 unidades, um aumento de 7,8%. Enquanto o número de redes saltou 7,6%, encerrando 2023 com 3.311 redes de franquias.

Entre os segmentos que mais cresceram, o destaque ficou por conta da Alimentação – Food Service com 46.939 operações, um aumento de 17,9% comparado com o ano passado. O segmento foi impulsionado pelo delivery que esteve em alta; retomada presencial; alta do ticket-médio; novos modelos e formatos focados em conveniência e tecnologia com foco em aumento de produtividade.

Logo atrás vêm Saúde, Beleza e Bem-Estar com 55.647 unidades (17,5%), puxado pelas mudanças dos hábitos do consumidor; maturidade das marcas e seus franqueados subsegmentados; cuidados pessoais, óticas, odontologia, farmácias e estética. Enquanto que Hotelaria e Turismo ocupa o terceiro lugar com 11.510 unidades (16,4%).

O setor segue em desenvolvimento com saldo bastante positivo entre abertura e fechamento de operações. Ainda segundo a pesquisa da ABF, o aumento de novas operações alcançou 17,3%, enquanto 5,9% das unidades fecharam suas portas, e 4,3% tiveram repasse de franquias.

Outro ponto importante é que mais de 1,7 milhão de brasileiros estão empregados dentro desse mercado de franchising, o que mostra como o setor se tornou uma indústria intensiva em mão de obra.

O que esperar de 2024

A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2024 um crescimento de 10% no
faturamento; 5,5% em unidades; 5% em redes e de 5,5% no número de empregados
diretos do setor.

Maiores franquias do Brasil

A ABF também aproveitou para divulgar o ranking das 50 maiores redes de franquias por unidades no Brasil com investimento acima de R$ 135 mil. A rede Cacau Show apareceu na liderança com 4.216 pontos instalados e crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. Logo em seguida vem O Boticário e McDonald ‘s, que foram segundo e terceiro colocados, respectivamente, em 2023.

A novidade ficou por conta da divulgação das 20 maiores microfranquias por número de unidades. A Market4u conquistou o 1º lugar com 2.100 unidades.

Todos os segmentos crescem

No balanço de 2023, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. Conheça algumas redes de franquias que acompanharam esse crescimento:

AF Crédito Soluções Financeiras: com atuação no mercado de seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos, a marca atua com três modelos de negócios: home office, loja física, além de oferecer o modelo totem, um sistema para pagamentos de contas como água, luz, telefone, etc através do cartão de crédito podendo ser à vista ou de forma parcelada. A rede possui investimento a partir de R$ 24 mil e já soma 200 unidades em operação.

Crepefy: marca especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma ampla
variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio. Ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Possui três formatos de negócios: loja de rua, quiosque e container, com investimento inicial a partir de R$ 75 mil, além de contar com mais de 70 lojas comercializadas.

FiChips Food: franquia brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil. A franquia trabalha com seis modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e dois formatos de loja de rua estilo pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil e mais de 30 unidades pelo Brasil.

Gigatron Franchising: se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de mais de 60 unidades.

Grupo Acolher e Cuidar Franchising: com foco na realização da prestação de serviços
domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos, a rede atua no
ramo de home care em atendimento de pacientes com necessidades de cuidados de
baixa, média e alta complexidade. São disponibilizados três modelos de franquias:
unidade fit, premium e home care, com investimento a partir de R$ 77 mil. A rede que
entrou para o franchising em 2021 já soma 11 unidades.

Instituto Visão Solidária: focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). A marca já cresceu mais de 300% somente em 2023 e hoje soma 59 lojas físicas pelo país, com investimento inicial a partir de R$ 190 mil.

Power Mais Energia Fotovoltaica: especializada na comercialização de placas solares, o franqueado não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil. Atualmente, a rede disponibiliza dois modelos de negócio: home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 19.990. Já são mais de 120 unidades ativas.

SK Steakhouse possui um cardápio variado, com carnes especiais de cortes nobres, além de diversos acompanhamentos, porções, sobremesas e também bebidas. O negócio foi criado pelos ex-atletas Fábio Simplício e Wellington Santos (Branquinho), ideal para shopping centers e também no formato dark kitchen, com investimento a partir de R$ 170 mil. A marca é um dos points gastronômicos mais requisitados com sabor de churrascaria com cortes nobres e agilidade de fast-food e acaba de entrar para o mercado de franchising.

Soláriocom a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO, e um em construção no PA. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil, e conta com mais de 50 operações.

Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo- benefício. A rede acaba de figurar na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023, com 718 unidades, uma alta de 34% comparado a 2022. A marca é cruelty free e possui três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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FRANQUIAS

Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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