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Geração Z: Conheça técnicas que as empresas precisam aplicar que ajudem na atração e retenção de talentos

Conquistar uma nova geração de profissionais pode ser um desafio para empresas em escala global, por isso, medidas como horários flexíveis, autonomia, investimento em especialização e desenvolvimento profissional são algumas das prioridades hoje em dia desse novo perfil de profissionais

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Como conquistar uma nova geração de profissionais? Esse é o desafio das empresas em escala global. Nem sempre é tarefa fácil saber lidar com futuros talentos, que possuem características diferentes das gerações anteriores e maneiras novas de pensar e agir.

A geração Z, por exemplo, nascida entre 1997 e 2010, tem um perfil menos ambicioso em relação aos seus antecessores, mas busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. São jovens que cresceram e acompanharam cada evolução tecnológica, sendo estimulados pelos processos de inovação. Todos esses atributos têm forte impacto sobre seus comportamentos e ambições no mercado de trabalho, e ilustram bem os atuais desafios para atrair e reter colaboradores.

“O último terço da geração Z possui grandes habilidades em comunicação digital e são imediatistas, buscam resultados rápidos. Tratando-se do mercado de trabalho, eles desejam mais que um bom salário e estabilidade. São jovens que querem contribuir em companhias que promovam uma cultura organizacional, com inclusão, responsabilidade social e promoção de valores”, explica Leandro Fernandes, People & Culture Manager no ManpowerGroup Brasil.

Lidando com as dificuldades

Apesar dos pontos positivos listados, muitas organizações têm dificuldades em lidar com esse público. “Ao mesmo tempo que buscam por valorização e cultura organizacional, têm um perfil ‘desprendido’, ou seja, não necessariamente vão vestir a camisa da empresa. Eles estão mais focados em seu desenvolvimento pessoal e estilo de vida, o que pode gerar desengajamento e dificuldade para trabalhar pelas metas da organização”, complementa Fernandes.

Orientação

Com esses “dois lados” dos ‘jovens Z’ em mente, as empresas precisam aplicar medidas que ajudem na atração e retenção destes talentos. Pensando nisso, o ManpowerGroup Brasil separou algumas orientações para as companhias:

Ofereça horários flexíveis: Essa geração se habituou ao home office e ao trabalho híbrido nos últimos anos. Talvez sequer tenha vivido o expediente de oito horas diárias no escritório a que as outras gerações estão acostumadas. Isso faz com que optem por trabalhos que permitam conciliar vida pessoal e profissional. Por esse motivo, ofereça horários flexíveis, mesmo quando não é possível evitar a rotina 100% presencial.

Invista na especialização e no desenvolvimento: Até 2025, a geração Z será 25% da força de trabalho global, ou seja, eles representam o futuro da sua empresa. Investir no desenvolvimento desses talentos é essencial, seja por meio de treinamentos corporativos, cursos de especialização ou benefícios para incentivar os estudos e o aprimoramento.

É uma iniciativa de retorno, visto que os colaboradores poderão melhorar o desempenho, aprender novas técnicas que serão aplicadas no dia a dia de trabalho, além de desenvolverem o lifelong learning (a educação e capacitação constantes). Os
talentos que almejam seguir uma carreira sólida poderão aprender as técnicas e
requisitos necessários para os futuros cargos.

Permita a autonomia: A autonomia para desenvolver suas funções e trazer novas ideias é fundamental para a geração Z. São jovens que, mesmo com diferentes personalidades, querem oferecer soluções e trazer resultados. Permita que eles desenvolvam essa segurança pessoal e contribuam positivamente em cada processo. Para isso, vale promover o desenvolvimento profissional, reconhecer e recompensar os esforços, além de incentivar a política de feedbacks. 
 
Assim, eles podem assumir responsabilidades e administrar as tarefas com firmeza,
gerindo mudanças rápidas de rota, elevando a qualidade das entregas e avançando em suas carreiras. A preparação contínua para a liderança do futuro envolve promover esse protagonismo e permitir que cada um evolua à sua maneira.

Política de feedback: Mesmo dando liberdade para oferecer ideias e soluções, não se esqueça de guiá-los, mostrando onde os caminhos levam. Toda tomada de decisão e atividades desempenhadas precisam ser acompanhadas de um feedback, para o desenvolvimento e aprimoramento dos talentos.

Procure deixar claro que as críticas não são pessoais. Ofereça recursos, opine sobre as decisões, preveja resultados e avaliem juntos as consequências. Essa comunicação aberta e sem julgamentos aumenta a confiança dos colaboradores e os encoraja, além de contribuir para uma cultura organizacional transparente.

Lembre-se: uma comunicação eficiente permite entender as necessidades desses
profissionais e alinhá-las com as demandas da empresa.

Promova uma cultura organizacional forte: A geração Z busca por locais que proporcionem uma cultura organizacional responsável e bem definida. A busca pelo ambiente de trabalho acolhedor e instigante deve estar na missão e valores das empresas. Esse é um fator primordial para que os colaboradores se envolvam na realização das tarefas e no crescimento da companhia.

 As empresas que desejam promover ou modernizar a sua cultura organizacional devem entender qual é a cultura atual dentro da organização, para poderem dar os próximos passos.

Desenvolva a estrutura da nova cultura com todas as suas características e ramificações, compartilhe as informações com as lideranças, para que todos possam estar alinhados com as novas mudanças. A comunicação será um fator importante neste processo. Lembre-se de definir um cronograma, para que as novas medidas comecem a ser colocadas em prática.

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Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife

Em ritmo de expansão, essa é a 11º loja própria da marca no País

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A marca Cris Barros inaugurou sua unidade no Nordeste, na cidade de Recife,
Pernambuco. Assinada pelo escritório Carolina Maluhy + Partners, responsável por
todos os espaços da marca desde o início, a loja conta com 300m². Na inauguração foi
apresentado a nova coleção de Outono Inverno 2024, “Genesis – A Origem da Criação”
que homenageia a jornada do criar.

Loja atemporal

O espaço carrega as mesmas características das principais lojas da marca:
atemporalidade e sofisticação, o projeto arquitetônico dividido em quatro salas por
tonalidades exclusivas da marca, com intuito de criar uma experiência completamente
imersiva.

“Criei a marca para transportar as pessoas a universos particulares, e agora é a jornada que quero homenagear. Com esse novo projeto arquitetônico em uma cidade tão solar, imaginamos ambientes diferentes criando uma odisseia imersiva e alegre, trazendo a harmonização de elementos naturais e artesanais da região a ares contemporâneos”, comenta a fundadora do negócio, Cris Barros.

Identidade

A nova identidade, reconhecida nas lojas da marca pelo Brasil, é facilmente notada
através da utilização de madeira respeitando a sua forma orgânica trabalhada pelo
designer de mobiliário Pedro Petry, artista plástico pioneiro na confecção de peças a
partir de madeiras de resíduos florestais e urbanos, resultando em mesas sustentáveis
lindas e totens desenhados à mão por Cris Barros e Carol Maluhy.

Diferenciais

Entre os diferenciais, o flagship store de Recife contará com uma presença maior das
cerâmicas de barro na fachada, em todo o piso da loja, no pilar da sala, em totens e
mesas expositoras. Obras do artista Francisco Brennand passaram por uma curadoria
da estilista para ocupar um lugar especial dentro da loja. Outro elemento destaque: a
escada metálica ornamental no centro da sala.

Marca em franca expansão

A unidade é a primeira na região, que já possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro,
Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

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Startup CCO2 lança recurso para auxiliar PMEs a compensarem sua pegada de carbono no planeta

O objetivo do negócio é prestar uma consultoria para facilitar a entrada no mercado de créditos de carbono

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Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2

Conhecido como o elemento da vida, o carbono está em todo lugar e é considerado
um dos químicos mais versáteis encontrados na natureza. Entretanto, sua presença no
meio ambiente em alta concentração tem impacto direto nas alterações climáticas.
Contraditoriamente, é possível afirmar que o “átomo da vida” é uma das principais
ameaças do planeta em um futuro breve.

O mercado de créditos de carbono surge dentro deste contexto, como uma alternativa
aos países desenvolvidos que não conseguem alcançar suas metas de redução de gases
e contribuem para o efeito estufa. Porém a modalidade, principalmente aqui no Brasil,
em sua grande maioria ainda contempla apenas grandes empresas, como companhias
da área de energia e agropecuária.

Auxílio para pequenas e médias empresas

A CCO2 é uma plataforma engajada em auxiliar pequenas e médias empresas a
compensarem, de maneira efetiva e prática, sua pegada de carbono no planeta. O
grande diferencial do negócio é prestar uma consultoria de maneira em que a entrada
no mercado de créditos de carbono seja desburocratizada e simplificada, possibilitando o acesso a todos que, de alguma maneira, desejam participar e contribuir com um planeta melhor, sem que abram mão de contrapartidas financeiras proporcionais à contribuição.

“Atualmente, nenhum setor econômico considera o custo de emissões em seus preços,
tanto de serviços como produtos. Esta prática, ou a fata dela, favorece aqueles que não tem compromisso com o meio ambiente. Criamos este sistema inovador que é capaz de transformar qualquer indivíduo cível ou jurídico em um agente ativo na conquista das metas da agenda 2030 da ONU, pois acreditamos que a única maneira de atingir os objetivos seja através da participação do maior número de pessoas, e não somente das maiores empresas ou governos”, explica Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2.

Abrangência nacional

O fato é que, em caráter de urgência, é preciso reduzir a emissão do carbono e outros
Gases do Efeito Estufa, um assunto que é debatido há tempos por cientistas de todo
mundo na tentativa de combater o aquecimento global.

Com a plataforma, a CCO2 conseguirá abranger qualquer empresa em território
nacional com mais de 1000m² e viabilizar um número muito maior de concessão de
créditos de carbono através de análises ambientais desenvolvidas exclusivamente para
estas empresas, bem como beneficiar setores menores.

“Nossa ideia é pulverizar o dinheiro para os pequenos proprietários de reserva, como também apoiar os pequenos projetos de reflorestamento, aumentando assim a eficiência de aproveitamento dos recursos investidos”, finaliza Genésio.

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KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo

A abertura da flagship faz parte do plano de expansão da marca que irá levar sabores exclusivos ao carioca

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A KitKat Chocolatory, está em expansão e escolheu o Rio de Janeiro como o local para
a primeira loja fora do estado de São Paulo. Localizada no Barra Shopping, a flagship de
144m² possui uma imersão completa no universo da marca, apresentando sabores
exclusivos, como Biscoito de Polvilho, Açaí com Granola, Mate com Limão e Caipilé,
além do portfólio regular.

Experiências únicas

As lojas de KitKat Chocolatory têm como objetivo proporcionar experiências únicas, a
flagship no Rio de Janeiro permitirá uma verdadeira imersão na marca em um ambiente instagramável, refletindo a identidade da rede.

Além disso, os consumidores poderão criar seu próprio KitKat, escolhendo entre diversos recheios e toppings. A loja ainda apresenta uma seleção de cafés harmonizados com os chocolates, em colaboração com a Nespresso, além de drinks como smoothies, frappés e soda italiana.

Sabores especiais

Com o objetivo de trazer a autêntica essência do Rio para dentro da loja, a marca vai oferecer sabores especiais que capturam o espírito da Cidade Maravilhosa. O gifting I Love Rio conta com os sabores Polvilho, em homenagem ao famoso biscoito carioca; Açaí com Granola, que representa o estilo de vida saudável tão apreciado na cidade; Mate com Limão, bebida indispensável nas praias do Rio; e Caipilé, combinação única de Caipirinha de Limão com o tradicional sacolé.

“A marca conquistou os corações dos paulistas desde a chegada a São Paulo. A decisão de expansão para o Rio de Janeiro foi reforçada pela resposta positiva que o chocolate recebeu durante a participação no Rock in Rio 2022, sendo o snack mais vendido na Cidade do Rock com 215 mil unidades. Agora, com a chegada da KitKat Chocolatory à cidade, os cariocas terão a oportunidade de vivenciar essa paixão pelo chocolate de forma ainda mais intensa, com experiências únicas e sabores exclusivos que celebram a cultura e os gostos do Rio”, comenta Tatianna Perri, diretora de marketing de KitKat.

Produtos exclusivos aos brasileiros

Desde a chegada ao Brasil, KitKat Chocolatory lançou mais de 30 edições limitadas, que
entregam ao público sabores exclusivos, além de mais de 80 produtos que trazem uma
verdadeira imersão no universo da marca.

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