COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Marketing deverá receber mais investimentos de empresas B2B neste ano

A pesquisa "Status do Marketing B2B" apontou que 61,5% das empresas vão realizar investimentos maiores

Published

on

Gabrielly Abrantes, gerente de Estratégias Digitais da Intelligenzia

A pesquisa “Status do Marketing B2B” conduzida pela Intelligenzia, agência de marketing B2B, aponta que empresas do segmento B2B terão mais verba para investir em marketing em 2024. Ao menos 61,5% declararam que os investimentos serão maiores, desse número, 14% vão ter um investimento superior a 25% no orçamento.

Mesmo com o aumento da verba, 55,7% afirmaram não ter certeza sobre o cumprimento das metas de marketing este ano. “Embora o investimento tenha aumentado esse ano, impulsionado principalmente pela volta total dos eventos presenciais, as incertezas econômicas tornaram mais difícil a geração de demanda”, explica Gabrielly Abrantes, gerente de Estratégias Digitais da Intelligenzia.

Em relação à alocação da verba de marketing realizada no ano passado, as empresas mantiveram o foco na geração de leads (66%). Em segundo lugar estiveram as ações de branding (64,9%) e, em terceiro, a geração de demanda (40,3%). Apenas 13% dos entrevistados investiram em ações de ABM (Account Based Marketing).

Agências mais técnicas

A pesquisa confirmou a tendência da busca por agências digitais mais técnicas, esse número pulou de 59,7% em 2022 para 72,5% em 2023. Apenas 45% dos respondentes declararam buscar agências de nicho para o trabalho em marketing.

Em se tratando do tipo de agência contratada, as assessorias de imprensa seguem sendo os fornecedores mais buscados, após uma retração em 2022. A busca por agências especializadas em marketing digital, design, produção de conteúdo e performance segue estável ao longo dos três últimos anos de pesquisa.

Alta em equipes internas

O ano de 2023 mostra que a contratação para a área voltou a estar no foco das empresas, com o aumento expressivo de áreas com mais de três pessoas, 56,9% no total. Esses números também refletem na divisão entre agências e equipes internas. Em 2021, 26,6% das empresas tinham uma equipe interna somente para as atividades de marketing. Em 2023, esse número passou para 35,4%, com menos externalização das atividades.

Desafios para este ano

Melhorar a experiência do cliente B2B e auxiliar a organização na aquisição de novos
clientes são os dois principais desafios para o marketing nos próximos dois anos. E o
primeiro está diretamente relacionado com o segundo: melhorar a experiência do
cliente também significa melhorar a sua jornada.

Esse fator é tão relevante que praticamente 76% dos respondentes escolheram esse
como o principal desafio para 2024, seguido da aquisição de novos clientes (61%),
fomentar o branding (48%) e incorporar novas tecnologias, como Inteligência Artificial
(34,2%).

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile