FRANQUIAS

FiChips Food completa uma década de fundação e lança operação street pub

A marca é a primeira do Brasil especializada na culinária inglesa e espera crescer 25% neste ano

Published

on

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips

A franquia FiChips Food, primeira rede de fast-food brasileiro especializado na culinária inglesa, acaba de lançar mais um modelo de negócio, o Street PUB, uma loja convencional de rua, porém com uma estrutura bem menor do seu modelo tradicional.

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips, conta que o mercado atual de alimentação, devido aos altos custos em shopping está migrando para operações de rua que facilitam também a operação delivery. “Os shoppings são pontos bem lucrativos, porém acabam limitando a questão da logística e horários de funcionamento. O mercado de franchising está se movimentando com mais velocidade e com negócios que requerem investimentos mais baratos.”

Novo modelo de negócio

A franquia está lançando o Street Pub, que é uma operação mais enxuta, metragem de 39m² a 59m². A cozinha será menor, com operação mais fácil de conduzir, menos mão de obra e equipamentos mais simples.

“O trabalho do franqueado será mais fácil de administrar por conta da quantidade menor de SKU’s, na qual 90% dos produtos são congelados e não requer produção de cozinha, consequentemente uma operação mais fácil de operar. Atualmente estamos com o programa trimestral presencial da rede Goldmanager, voltado para franqueados e gerentes de unidades, ou seja, possuímos franqueados que são apenas investidores e os gerentes são os operadores”, explica Hermes.

O novo formato Street Pub possui investimento inicial total de R$ 219 mil, já incluso taxa de franquia, mais capital de giro, taxa de instalação e equipamentos. O faturamento médio mensal é de R$ 73 mil, com lucro líquido entre 15% e 20%, e retorno do investimento previsto de 18 meses.

A primeira unidade da FiChips nesse formato está na cidade de Vila Velha (ES), inaugurada em novembro de 2023. A rede projeta alcançar 30 operações com o modelo Street Pub até o final do primeiro semestre de 2024.

Uma década de história

A FiChips Food completou 10 anos que foi fundada. No início, Hermes vendia o prato típico do Reino Unido, o fish and chips (peixe e fritas) pelas ruas da cidade de São Paulo em um mini food truck.

Em 2019 ao participar do programa Shark Tank (Canal Sony), onde João Apolinário e
José Carlos Semenzato se interessaram no negócio, a empresa deslanchou. Hermes
abriu as primeiras lojas físicas, aposentou o food truck e no mesmo ano a marca
entrou para o mercado de franchising e desde então vem ganhando espaço pelo Brasil.
A rede também tem parceria com a maior indústria de batatas do país.

Atualmente a FiChips soma 31 unidades (11 estão em fase de implantação) mais 10
masterfranqueados espalhados nas quatro regiões brasileiras: sul, sudeste, norte e
nordeste e espera chegar a 50 unidades em 2024.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile