FRANQUIAS

Cidades do interior contam com alto potencial econômico e chamam a atenção de franquia

A Touti, marca especializada em cosméticos, almeja crescer 43% até 2024 em cidades do interior

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Empreender em cidades do interior do Brasil vem sendo a aposta de milhares de brasileiros na hora de abrir um negócio próprio. Além da qualidade de vida, maior segurança, tranquilidade e menos engarrafamento, as cidades longe das metrópoles têm revelado ser vantajosas para os negócios.

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) edição 2023, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, das 10 melhores cidades para empreender no Brasil, duas estão no interior, Joinville (SC) que ocupa o 2º lugar, e Niterói (RJ) em 5º lugar. O relatório apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, e segundo a pesquisa, o Centro-Oeste registra 1 dessas cidades, o Nordeste, 6; Norte, 2; Sudeste, 22, e o Sul são 9 municípios. A pesquisa ainda aponta 27 capitais e 34 cidades que pertencem à região metropolitana.

É de olho no potencial do interior que a Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal – mira a expansão dos negócios. Hiago Freitas, coordenador de expansão da Touti, conta que as cidades menores do interior são ótimos locais para investir, por existir um mercado amplo a ser explorado, uma vez que existem poucas unidades de franquias em operação.

Hiago pontua alguns fatores que considera essenciais para empreender no interior:

Custos reduzidos: há gastos menores com despesas de aluguel, luz, água, serviços e até mesmo pagamento de salários, já que também representam uma quantia menor do
que seria nas capitais;

Menor concorrência: no interior costuma ser menos competitivo do que grandes centros e capitais, principalmente em segmentos de produtos e serviços que têm pouca ou nenhuma oferta local;

Maior fidelização: cidades menores possibilitam uma proximidade maior com os clientes, por ser natural conhecer os moradores local, e assim aumenta a confiança, fidelização entre os consumidores e uma maior rede de relacionamento;

Funcionários: a rotatividade dos funcionários costuma ser bem menor, além de um
relacionamento mais próximo.

Negócio barato e atrativo

Para expandir pelo interior, Hiago acredita que os modelos quiosques full e smart são muito bem aceitos para quem quer começar empreender, principalmente devido ao baixo valor de investimento.

Quiosque Smart: esse modelo solicita investimento inicial de R$ 12 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de estoque. O faturamento bruto médio mensal é em
torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em cinco
meses.

Quiosque Full: o formato solicita investimento inicial a partir de R$ 80 mil, incluso taxa
de franquia, investimento com instalação, estoque e capital de giro. O faturamento
também é bem atrativo e gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido
mensal de 16% e retorno do investimento de dez meses.

Além dos formatos quiosques, a Touti também conta com o modelo loja física, que solicita investimento inicial a partir de R$ 85 mil, com faturamento bruto médio mensal em torno de R$ 30 mil e prazo de retorno estimado entre 12 e 24 meses.

Entre as cidades do interior no foco para expansão da Touti está o sul e sudeste, como Limeira, Pindamonhangaba, Rio das Pedras, no estado de São Paulo; Canoas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Rezende, Teresópolis e Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro.

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