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Conheça as principais habilidades para investir em 2024

Para se manter atualizado no mercado de trabalho, há algumas habilidades sociais e técnicas essenciais para se tornar um profissional atual

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A junção das competências técnicas e sociais é o que faz de cada pessoa um
profissional único, em um mercado de trabalho no qual processos seletivos têm
alcançado a concorrência de mil candidatos por vaga. Essa combinação envolve
desenvolver as habilidades sociais, chamadas soft skills, em consonância com as
habilidades técnicas, conhecidas por hard skills. Tais características comportamentais
não apenas ajudam os profissionais a se destacarem em seus papéis, mas também
contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

De acordo com a especialista em Recursos Humanos da Refuturiza, Ellen Murray, é
primordial que os profissionais tracem seus perfis comportamentais por meio de
ferramentas, como realizar um teste DISC, e, assim, identifiquem os pontos positivos e
aqueles que precisam ser desenvolvidos de acordo com o plano de carreira de cada
pessoa.

“Nas orientações eu consigo identificar pessoas que perdem a oportunidade de crescer e de se desenvolver, seja por um posicionamento, uma fala ou um comportamento. É como se ela tivesse ali prestes a pegar uma arca cheia de ouro, mas uma determinada ação acaba tirando essa oportunidade”, explica Ellen.

Equilíbrio

Vale ressaltar que algumas habilidades sociais e técnicas estão vinculadas a
determinado cargo ou função, setor ou cultura organizacional, enquanto outras são
tidas como essenciais para a maioria dos profissionais. Habilidades interpessoais, a
exemplo de comunicação eficaz, empatia e colaboração, continuarão a ser valorizadas,
independentemente das mudanças tecnológicas, e estão entre as cinco tendências
para 2024.

“Essas habilidades comportamentais são frequentemente consideradas essenciais, independentemente do setor ou do nível hierárquico. Candidatos que possuem um equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais geralmente se destacam no mercado de trabalho competitivo”, frisa Ellen.

Digitalização e tecnologia 
O avanço da tecnologia digital veio para ficar, as mudanças serão cada vez mais
intensas e aceleradas, e as empresas precisam de profissionais que saibam lidar com
essas inovações.

A demanda por habilidades digitais, como programação, análise de dados, automação
e, sobretudo, inteligência artificial, continua a crescer à medida que as empresas
buscam inovação e eficiência. Por isso, é essencial não apenas se adaptar, mas
também aprender a usufruir de toda a nova tecnologia que vem surgindo.

Empatia e inteligência emocional
A empatia, habilidade de compreender e se relacionar com as emoções e perspectivas
dos outros, é essencial para construir relacionamentos sólidos, tanto no ambiente de
trabalho quanto na vida em geral. Da mesma forma, a inteligência emocional, a
habilidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como as
emoções dos outros, é crucial para o sucesso interpessoal.

O ser humano é diverso e merece ser respeitado em todas as circunstâncias. Por isso,
não há mais espaço, dentro das organizações, para preconceito e intolerância. As
empresas estão em busca de profissionais que cultivem o respeito e a boa convivência
com todas as pessoas.

Trabalho em equipe e colaboração
A capacidade de colaborar com colegas, entender perspectivas diferentes e trabalhar
eficientemente em equipe é altamente valorizada. Essa habilidade envolve contribuir
em grupos, dar e receber feedbacks construtivos.

Entre as habilidades a serem desenvolvidas está a comunicação efetiva, que é a
capacidade de se expressar clara e concisamente, tanto verbalmente quanto por
escrito, e ouvir atentamente. Altamente valorizada também é a habilidade de
resolução de problemas, que envolve ser capaz de analisar situações complexas,
identificar soluções eficazes e tomar decisões, muitas vezes pensando de forma
criativa.

Gestão do tempo
Estamos na era da agilidade, que envolve tudo ao mesmo tempo agora. No entanto, o
excesso de informações e conectividade faz com que a nossa capacidade de foco
diminua, sendo preciso reaprender a gerir o tempo de forma eficaz. Assim, a gestão de
tempo se torna essencial e significa desenvolver competências para organizar o tempo
de forma eficiente e ter a capacidade de priorizar tarefas.

Resiliência
Tão falada nos últimos anos, a resiliência é a capacidade de lidar com desafios, superar
obstáculos e se recuperar de fracassos, aprendendo com as experiências difíceis.
Envolve adaptação a mudanças, gerenciamento do estresse, persistência e
determinação, e tomadas de decisão de maneira eficaz. Fundamental tanto na vida
profissional quanto na vida pessoal, a resiliência é uma habilidade que deve ser
desenvolvida por todas as pessoas.

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