FRANQUIAS

Veja alguns motivos para investir em cafeterias no estilo francês

Com o alto consumo de café pelos brasileiros, cafeterias tem se tornado um bom negócio, por isso, vem surgindo no mercado modelos como boulangeries, confiseries ou
pâtisseries (estabelecimentos no estilo francês) que tem tudo para serem tendência em 2024

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Com o aroma inigualável de pães e salgados fresquinhos, além do colorido apetitoso
de macarons e éclairs, as padarias inspiradas no estilo francês conquistaram pontos
centrais das maiores metrópoles brasileiras. O nicho é composto por pâtisseries, boulangeries e confiseries, casas especializadas em pães, cafés e doces de primeira linha com decoração elegante e produtos diferenciados. Em 2024, setor apresenta tendências de alta e chama atenção de empresários.

Top 15 mundial em consumo de café

Com cerca de 6kg por ano per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o país tem um alto nível de consumo de café, seja em casa ou em cafeterias, hábito frequente da população.

“É muito cultural nosso, né? Associamos o café a boas companhias e conversar uns minutinhos, nem que seja com o barista. Nos tornamos admiradores do bom café, o que elevou muito a exigência de qualidade e potencializou o setor”, conta o CEO da franquia Boulangerie Carioca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Versatilidade no cardápio

Se o objetivo é ser um local de lazer e descontração, não há porque estabelecer regras do que comer em cada horário. Assim como na França, o brasileiro aprecia liberdade para almoçar um croque monsieur, jantar com um cafezinho e tartellete, ou provar a sobremesa no café da manhã. “A vantagem de trabalhar com menu diverso é respeitar o paladar de cada pessoa, agregar, entender que um à mesa pode querer salada de salmão e o outro uma bela fatia de bolo red velvet. E tudo ótimo, porque a casa está preparada para isso”, explica Augusto.

Atendimento all-day

Para o empresário, outro ponto na relação entre o cliente e a marca é a disponibilidade. Forte tendência no setor, a amplitude no funcionamento abraça todos os públicos: desde quem vai logo cedo buscar um pão quentinho para o café, quanto quem precisa fazer uma refeição mais tardia, após longas horas de trabalho. Principalmente nas grandes cidades, points como estes conquistam a confiança do freguês, que terá a loja como referência para todos os momentos. “Investir em negócios como este exige gostar de gente. É muito mais do que preparar uma bebida ou refeição, é encarar com dedicação mesmo, porque a pessoa tem sua marca como
uma parceira na rotina, sabe que vocês sempre estarão lá”, finaliza.

Sofisticadas cafeterias francesas

A Boulangerie Carioca abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos.

Este ano, como parte do Grupo Antaris Franchising, pretende concluir 2024 com 10 unidades. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. O investimento inicial é de R$ 400 mil, com retorno previsto entre 18 e 36 meses.

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