FRANQUIAS

Fundador da The Best Açaí analisa as tendências do varejo para este ano

Paixão nacional, o açaí se mostra um bom empreendimento para quem está em busca de ter o próprio negócio na área

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Sergio Kendy, CEO do Grupo The Best

Se as pessoas pararem para analisar, a cada 3 quilômetros, em média, é possível
identificar a palavra açaí em algum tipo de comércio ou produto, seja no shake, como
creme de sobremesa, no café ou energético. Do apelo saudável ao gastronômico. O
Brasil é o maior produtor mundial de açaí, com mais de 90% da produção no Pará e na
última década aumentou sua presença no mercado em 15.000% de acordo com a
Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Há seis anos, quando a primeira loja da The Best Açaí foi criada, o consumo era mais
restrito e o mercado mais caseiro. O que mudou de lá pra cá foi a profissionalização do
negócio e a vinda de uma geração inserida no contexto de consumo do fruto,
principalmente a Alpha, nascidos a partir de 2010, que pedem aos pais para
consumirem especificamente o açaí.

Em 2023 a The Best Açaí deu um salto exponencial de 215 lojas (2022) para 340
abertas e 500 unidades vendidas se consolidando como a maior marca de açaí e
sorvete no modelo self-service. Esse número é acompanhado por um mercado em
ascensão em se tratando de rentabilidade e público consumidor. Para 2024
o boom deve permanecer, mas em um cenário aliado ao customer experience.

Açaí como negócio e mercado de franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de açaí
apresentaram um crescimento de 200% e, complementar ao dado, a Associação
Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) avaliou que o brasileiro vem
consumindo mais sorvete nos últimos anos, cerca de 5,4 litros/ano, contudo nos
Estados Unidos é de 20,8 litros/ano. Isso se deve a qualidade que, com certeza, foi
elevada, tanto de produtos quanto de serviços.

A sazonalidade, muito atribuída as condições climáticas principalmente do Sudeste
para baixo do país, também tem diminuído e hoje a indulgência é consumida ao longo
de todo o ano, mesmo em períodos mais frios. Em 2023 a The Best Açaí atingiu o pico
histórico de vendas com R$ 2,8 milhões em um único dia de calor. Considerando um
ticket médio de R$ 17,00, é de fato muita gente consumindo açaí e sorvete.

“Um dos nossos franqueados, inclusive, atingiu o faturamento anual de R$ 2,6 milhões com uma única franquia. Com a margem de lucro da rede que gira em torno de 20 a 25% e uma operação tranquila de se operar, se torna uma oportunidade muito rentável e o timing de mercado é agora”, avalia Sergio Kendy, CEO do Grupo The Best.

O que avaliar antes de entrar no mercado

Empreender do zero ou com franquias exige alguns cuidados. “Quando abri a primeira
loja da The Best Açaí era recém formado e não entendia nada do setor. Se eu pudesse
aconselhar alguém que está vindo de fora, de outro segmento, seria primeiro estudar
sobre o negócio. O varejo de açaí e sorvete tem se destacado no mercado brasileiro,
mas isso também significa que a concorrência é grande”, enfatiza Kendy.

Criar algo 100% novo é muito difícil, então foque em se diferenciar do que já existe.
Ser franqueado de uma rede exige um perfil que deseja ter seu próprio negócio, mas
que também aceita implementar um modelo pronto, com uma expertise de todo um
time que já entende os pontos fortes e fracos do modelo de negócio. Mesmo assim,
também é algo que demanda atenção como qualquer comércio.

“Se engana quem acha que é simples comprar uma franquia e deixar que ela
rentabilize sozinha. Pode ser que dê certo, sim, mas na The Best Açaí as lojas que estão
no topo de faturamento tem um olhar muito cuidadoso do franqueado. Por fim, antes
de comprar qualquer franquia, vale a pena conversar com quem já faz parte da rede de
franqueados. Ninguém melhor para trazer a realidade da operação e se os números
são de fato verdadeiros”, finaliza o executivo.

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