NEGÓCIOS
Black Friday 2024 deve movimentar R$ 11,63 bilhões em vendas
Descubra como os brasileiros estão se comportando em relação ao mercado varejista para a semana da Black Friday, quase três vezes mais lucrativa no cenário de e- commerce e entenda quais são as tendências que podem alavancar as vendas e evitar fraudes
A Black Friday é uma tradição norte-americana que leva milhares de pessoas às compras, na última sexta-feira do mês de novembro, com o objetivo de os consumidores encontrarem grandes descontos em lojas e sites. O evento, nesse ano, acontece no dia 29 de novembro.
Faturamento
De acordo com uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a semana de ofertas deve começar na quinta-feira, 28, e seguir até a segunda-feira, 02 de dezembro, atingindo uma expectativa do número de pedidos de 10,7 milhões, com um faturamento esperado durante o período de R$ 11,63 milhões.
Embora o período gere grande expectativa para consumidores e varejistas brasileiros, é fundamental agir de maneira estratégica para garantir boas vendas, sem perder de vista outra data que se aproxima rapidamente e também movimenta bastante o setor no fim de ano, o Natal. Para a RPE – Retail Payment Ecosystem, empresa especializada em soluções de meios de pagamento, vale buscar um equilíbrio ao planejar as promoções para a Black Friday e o Natal, a fim de maximizar as oportunidades de vendas em ambas as datas, sem prejudicar o desempenho em nenhuma delas.
Compras
Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA em parceria com as empresas Bling, Tray, Melhor Envio e Opinion Box, os compradores consideram os canais digitais como a principal fonte de consulta das ofertas e 96% deles afirmam que planejam comprar online, evidenciando um aumento da intenção em relação ao ano anterior, que era de 87%.
Assim, tendências como personalização, agilidade na entrega, gestão de pedidos e previsibilidade de estoque podem aprimorar e valorizar a experiência do cliente durante a jornada de compra, visando a venda com possível fidelização, recomendação da marca e satisfação com o produto.
Pensando ainda em inovação para este período de promoções, a Jitterbit lançou a primeira solução low-code de inteligência artificial do mercado. A combinação oferece diversas vantagens para o e-commerce durante a Black Friday, como a automação de processos para aumento de tráfego, tanto nas plataformas de vendas, como nos canais de atendimento.
Vale ressaltar ainda que soluções como esta, de machine learning, permitem treinamento com o objetivo de identificar padrões de consumo e realizar ajustes nos preços ou promoções, assegurando que as margens de lucro sejam mantidas enquanto os consumidores buscam as melhores oportunidades de compra.
“Embora a automação e as ferramentas de GenAI sejam fundamentais para melhorar a experiência do consumidor, a presença de agentes engajados e bem-preparados continua sendo muito valiosa. O verdadeiro diferencial competitivo reside na integração eficiente entre tecnologia e o elemento humano. Assim, os líderes do setor de CX devem considerar a experiência do agente como um investimento estratégico, essencial para superar as expectativas dos clientes e garantir a competitividade no mercado”, conclui Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora da pesquisa ISG Provider Lens™ Customer Experience Services 2024.