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NEGÓCIOS

Conheça os mitos que limitam a transformação corporativa

Mitos muitas vezes acabam limitando a transformação das empresas, por isso, é necessário identificar alguns pontos que podem ser valiosos para qualquer negócio

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Créditos: Márcio Bruno

Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios.

No cenário dinâmico e acelerado da atualidade, a inovação é a força motriz para o
progresso em todos os setores, além de ser prioridade inegável para a maioria das
empresas no Brasil. No entanto, à medida que a tecnologia avança rapidamente,
muitos mitos e concepções equivocadas cercam o conceito de inovação, gerando
dúvidas e receios que podem frear seu potencial transformador. 
 
Quanto mais esclarecidas estiverem as dúvidas, melhor para o mercado como um
todo, já que ela chegou para ficar.

A partir do estudo Most Innovative Companies 2023: Reaching New Heights in Uncertain Times, feito pelo Boston Consulting Group (BCG), 79% das companhias incluem a inovação na lista das metas empresariais. Já a International Data Corporation prevê que, até 2026, cerca de 75% das principais companhias terão estabelecido programas e investimentos de inovação digital.

Os dados revelam um amadurecimento significativo no entendimento do papel da
inovação na busca pela competitividade e pela sustentabilidade. Pensando no longo
prazo, é uma questão de sobrevivência das instituições. “As empresas que não inovam
correm o risco de perder relevância. Inovar é uma forma de garantir que estamos
prontos para as problemáticas do presente e do futuro, dando impulso para o
crescimento”, afirma Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Solutions da FCamara,
ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios.

Mitos mais comuns

A rápida evolução tecnológica trouxe consigo mitos em torno da inovação, que por sua
vez podem conter o potencial transformador que ela oferece. No entanto, uma visão
clara desses mitos pode impulsionar o progresso e a competitividade nas empresas.
Ovigle lista os mitos mais comuns que rodeiam o universo corporativo quando o
assunto é transformação. Veja:


Mito 1: Empresas tradicionais são mais limitadas para inovar
Diversas corporações consolidadas têm demonstrado que é viável superar suas
barreiras internas e moldar sua cultura ao longo do tempo, uma vez que elas não são
estáticas nem imutáveis, podendo ser transformadas por meio de iniciativas
adequadas.
 
A inovação não está diretamente relacionada ao porte da empresa ou à sua
estabilidade no mercado,
mas sim à cultura e à disposição para adaptar-se às mudanças. Por isso, adotar metodologias ágeis e fomentar a colaboração entre equipes permite que grandes companhias transformem a ‘burocracia’ em um ambiente favorável às novas ideias.
 
Mito 2: A forma como sempre fizemos as coisas é a melhor maneira
Ao defender que as práticas tradicionais são as mais eficazes, os colaboradores
tendem a resistir a qualquer tentativa de mudança, mesmo que as novas abordagens
sejam mais eficientes ou tragam mais resultados. 
 
A liderança deve sair da zona de conforto, incentivar a busca por novas formas de
pensar e pelo aprendizado contínuo,
mostrando aos colaboradores que a mudança
não representa uma ameaça, e sim uma oportunidade de crescimento e melhoria.
Dessa forma, é possível tornar o progresso da empresa palpável e garantir a relevância
em um mercado em constante transformação.
 
Mito 3: O risco de inovar não vale a pena
Abordagens tradicionais são importantes, mas nem sempre estão alinhadas com as
necessidades do mercado. O medo de falhas ou perdas financeiras pode tolher
potenciais ganhos e evolução de marca. Esse receio pode ser amenizado por meio de
uma abordagem estratégica, em que a empresa identifica e valida hipóteses de
inovação através de experimentações de ciclos rápidos, com baixo investimento e
risco.
 
Mito 4: Inovar custa caro
A inovação pode exigir recursos financeiros iniciais, mas, por se tratar de uma questão
de retorno sob investimento, as sugestões podem ser calculadas e mensuradas com
apoio estratégico e ferramentas certas. Compreender que a inovação proporciona
benefícios a longo prazo é considerar que ela também é capaz de superar esses custos.
 
Na realidade, a inovação não se limita a criar algo completamente revolucionário, ela
abrange uma ampla gama de possibilidades. Independente do tamanho da nova
solução ou produto proposto, a empresa pode atrair mais clientes, conquistar uma
posição de destaque em seu setor, garantir um aumento das receitas e a fidelização
dos clientes, o que compensa os investimentos.

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NEGÓCIOS

Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife

Em ritmo de expansão, essa é a 11º loja própria da marca no País

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A marca Cris Barros inaugurou sua unidade no Nordeste, na cidade de Recife,
Pernambuco. Assinada pelo escritório Carolina Maluhy + Partners, responsável por
todos os espaços da marca desde o início, a loja conta com 300m². Na inauguração foi
apresentado a nova coleção de Outono Inverno 2024, “Genesis – A Origem da Criação”
que homenageia a jornada do criar.

Loja atemporal

O espaço carrega as mesmas características das principais lojas da marca:
atemporalidade e sofisticação, o projeto arquitetônico dividido em quatro salas por
tonalidades exclusivas da marca, com intuito de criar uma experiência completamente
imersiva.

“Criei a marca para transportar as pessoas a universos particulares, e agora é a jornada que quero homenagear. Com esse novo projeto arquitetônico em uma cidade tão solar, imaginamos ambientes diferentes criando uma odisseia imersiva e alegre, trazendo a harmonização de elementos naturais e artesanais da região a ares contemporâneos”, comenta a fundadora do negócio, Cris Barros.

Identidade

A nova identidade, reconhecida nas lojas da marca pelo Brasil, é facilmente notada
através da utilização de madeira respeitando a sua forma orgânica trabalhada pelo
designer de mobiliário Pedro Petry, artista plástico pioneiro na confecção de peças a
partir de madeiras de resíduos florestais e urbanos, resultando em mesas sustentáveis
lindas e totens desenhados à mão por Cris Barros e Carol Maluhy.

Diferenciais

Entre os diferenciais, o flagship store de Recife contará com uma presença maior das
cerâmicas de barro na fachada, em todo o piso da loja, no pilar da sala, em totens e
mesas expositoras. Obras do artista Francisco Brennand passaram por uma curadoria
da estilista para ocupar um lugar especial dentro da loja. Outro elemento destaque: a
escada metálica ornamental no centro da sala.

Marca em franca expansão

A unidade é a primeira na região, que já possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro,
Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

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Startup CCO2 lança recurso para auxiliar PMEs a compensarem sua pegada de carbono no planeta

O objetivo do negócio é prestar uma consultoria para facilitar a entrada no mercado de créditos de carbono

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Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2

Conhecido como o elemento da vida, o carbono está em todo lugar e é considerado
um dos químicos mais versáteis encontrados na natureza. Entretanto, sua presença no
meio ambiente em alta concentração tem impacto direto nas alterações climáticas.
Contraditoriamente, é possível afirmar que o “átomo da vida” é uma das principais
ameaças do planeta em um futuro breve.

O mercado de créditos de carbono surge dentro deste contexto, como uma alternativa
aos países desenvolvidos que não conseguem alcançar suas metas de redução de gases
e contribuem para o efeito estufa. Porém a modalidade, principalmente aqui no Brasil,
em sua grande maioria ainda contempla apenas grandes empresas, como companhias
da área de energia e agropecuária.

Auxílio para pequenas e médias empresas

A CCO2 é uma plataforma engajada em auxiliar pequenas e médias empresas a
compensarem, de maneira efetiva e prática, sua pegada de carbono no planeta. O
grande diferencial do negócio é prestar uma consultoria de maneira em que a entrada
no mercado de créditos de carbono seja desburocratizada e simplificada, possibilitando o acesso a todos que, de alguma maneira, desejam participar e contribuir com um planeta melhor, sem que abram mão de contrapartidas financeiras proporcionais à contribuição.

“Atualmente, nenhum setor econômico considera o custo de emissões em seus preços,
tanto de serviços como produtos. Esta prática, ou a fata dela, favorece aqueles que não tem compromisso com o meio ambiente. Criamos este sistema inovador que é capaz de transformar qualquer indivíduo cível ou jurídico em um agente ativo na conquista das metas da agenda 2030 da ONU, pois acreditamos que a única maneira de atingir os objetivos seja através da participação do maior número de pessoas, e não somente das maiores empresas ou governos”, explica Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2.

Abrangência nacional

O fato é que, em caráter de urgência, é preciso reduzir a emissão do carbono e outros
Gases do Efeito Estufa, um assunto que é debatido há tempos por cientistas de todo
mundo na tentativa de combater o aquecimento global.

Com a plataforma, a CCO2 conseguirá abranger qualquer empresa em território
nacional com mais de 1000m² e viabilizar um número muito maior de concessão de
créditos de carbono através de análises ambientais desenvolvidas exclusivamente para
estas empresas, bem como beneficiar setores menores.

“Nossa ideia é pulverizar o dinheiro para os pequenos proprietários de reserva, como também apoiar os pequenos projetos de reflorestamento, aumentando assim a eficiência de aproveitamento dos recursos investidos”, finaliza Genésio.

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KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo

A abertura da flagship faz parte do plano de expansão da marca que irá levar sabores exclusivos ao carioca

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A KitKat Chocolatory, está em expansão e escolheu o Rio de Janeiro como o local para
a primeira loja fora do estado de São Paulo. Localizada no Barra Shopping, a flagship de
144m² possui uma imersão completa no universo da marca, apresentando sabores
exclusivos, como Biscoito de Polvilho, Açaí com Granola, Mate com Limão e Caipilé,
além do portfólio regular.

Experiências únicas

As lojas de KitKat Chocolatory têm como objetivo proporcionar experiências únicas, a
flagship no Rio de Janeiro permitirá uma verdadeira imersão na marca em um ambiente instagramável, refletindo a identidade da rede.

Além disso, os consumidores poderão criar seu próprio KitKat, escolhendo entre diversos recheios e toppings. A loja ainda apresenta uma seleção de cafés harmonizados com os chocolates, em colaboração com a Nespresso, além de drinks como smoothies, frappés e soda italiana.

Sabores especiais

Com o objetivo de trazer a autêntica essência do Rio para dentro da loja, a marca vai oferecer sabores especiais que capturam o espírito da Cidade Maravilhosa. O gifting I Love Rio conta com os sabores Polvilho, em homenagem ao famoso biscoito carioca; Açaí com Granola, que representa o estilo de vida saudável tão apreciado na cidade; Mate com Limão, bebida indispensável nas praias do Rio; e Caipilé, combinação única de Caipirinha de Limão com o tradicional sacolé.

“A marca conquistou os corações dos paulistas desde a chegada a São Paulo. A decisão de expansão para o Rio de Janeiro foi reforçada pela resposta positiva que o chocolate recebeu durante a participação no Rock in Rio 2022, sendo o snack mais vendido na Cidade do Rock com 215 mil unidades. Agora, com a chegada da KitKat Chocolatory à cidade, os cariocas terão a oportunidade de vivenciar essa paixão pelo chocolate de forma ainda mais intensa, com experiências únicas e sabores exclusivos que celebram a cultura e os gostos do Rio”, comenta Tatianna Perri, diretora de marketing de KitKat.

Produtos exclusivos aos brasileiros

Desde a chegada ao Brasil, KitKat Chocolatory lançou mais de 30 edições limitadas, que
entregam ao público sabores exclusivos, além de mais de 80 produtos que trazem uma
verdadeira imersão no universo da marca.

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