EMPREENDEDORISMO

Após ser demitido como corretor de imóveis, hoje ele é dono de uma construtora e incorporadora de alto padrão

Alex Sales está à frente da Alumbra Empreendimentos Design, que destina parte de seu investimento na construção de casas populares

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Ainda muito jovem, Alex Sales, de 36 anos, despertou sua veia de empreendedor,
quando resolveu vender bolo e sacolé (também conhecido como gelinho) para
comprar uma bicicleta. Nessa época, Sales, natural de Minas Gerais, vivia no Espírito
Santo, onde a mãe era uma pequena comerciante.

Teve que trabalhar muito cedo até chegar ao mercado imobiliário. Mas as passagens
por algumas experiências profissionais, entre elas a assessoria parlamentar na Câmara
Municipal de Vila Velha e na Assembleia Legislativa do estado, estavam longe de ser o
que ele desejava.

Retornou à terra natal, onde teve seu primeiro contato com o mercado imobiliário. No
entanto, depois de três meses, ouviu de seus patrões que ele não tinha perfil para o
segmento. Demitido, não perdeu a determinação e buscou uma grande empresa do
mercado de corretagem de imóveis, a Brasil Brokers, onde foi aceito.

No primeiro mês de trabalho, vendeu seis apartamentos, ganhou um carro como
premiação e, a partir daí, viu começar sua história no setor de imóveis. Ao longo de 14
anos de trabalho e muitas histórias para contar, mudou-se para Santa Catarina em
2015, para atuar como consultor em empresas da região.

O passo que deu e toda a experiência acumulada, o levou a criar a Alumbra
Empreendimentos Design
, que tem como sócio no empreendimento o
empresário holandês Franciscus Van de Weijer, conhecido como o Rei das Orquídeas e
fundador da Ecoflora, nos anos 2000.

Construtora e incorporadora de alto padrão

A Alumbra Empreendimentos Design, criada em 2021, com sede em Santa Catarina,
tem hoje R$ 3 bilhões de Valor Geral de Vendas (VGV) a lançar nos próximos anos.
Desse total, R$ 530 milhões são para lançamentos nos próximos 24 meses no litoral
catarinense. Já o restante será aplicado de acordo com o planejamento estratégico da
empresa, até 2030. O objetivo do CEO da Alumbra, Alex Sales, é que em até dois anos
seja lançado o primeiro empreendimento da companhia fora de Santa Catarina.

“Queremos levar nosso projeto para todo o Brasil. Lógico que isso requer um planejamento estratégico e comercial das regiões que receberão nossos empreendimentos de design, que são:Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo”, diz Sales.

A internacionalização também está no radar de Sales. Mas o foco hoje é no Brasil,
onde a empresa trabalha para se tornar referência no mercado de alto padrão, para
então depois buscar outros mercados no mundo.

Ganhando o mercado

O primeiro empreendimento da Alumbra foi lançado em julho de 2022, em Porto Belo,
em Santa Catarina, com R$ 85 milhões de VGV e 80% vendido. O segundo foi lançado
em abril de 2023, o Brava Green Home Club, na Praia Brava, em Itajaí, com R$ 160
milhões de VGV e 50% vendido. Este empreendimento, inclusive, é finalista do prêmio
Golden Trezzini Awards, criado pela entidade de mesmo nome e que tem como lema
em sua premiação a “Arquitetura como Arte”.

Em Porto Belo, sede do primeiro edifício, serão doadas 10 casas para famílias cadastradas no sistema de assistência social do município. Abraçar a causa das moradias populares é um propósito da Alumbra.

Esse ano a Alumbra irá lançar mais um empreendimento em Balneário Piçarras com R$
80 milhões de VGV, e performar R$ 100 milhões dentre as unidades em estoque e
lançamento. Para 2024 a projeção é lançar mais dois empreendimentos, que totalizam
R$ 450 milhões. E a expectativa é estar com R$ 750 milhões vendidos até o final de
2026.

Moradias às famílias carentes

Para Alex Sales, a empresa nasceu a partir de seu desejo de impactar a vida de
milhares de famílias por meio da construção civil. De acordo com Sales, o objetivo da
Alumbra, até 2030, é tirar das ruas 250 famílias que vivem em situação de
vulnerabilidade nos municípios onde a empresa empreende. Um percentual da renda
do empreendimento é destinado à construção destas moradias. A parceria é feita
junto às prefeituras.

No empreendimento de Porto Belo, inclusive, as moradias terão placas solares,
resultado da parceria com uma empresa do setor.

“O investimento aproximado nas 250 moradias populares que entregaremos até 2030,
será de cerca de R$ 25 milhões. E as dez primeiras unidades populares deverão ser
entregues em dezembro de 2023 ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2024.
Esse trabalho é mais do que entregar moradias a quem precisa. É para mim uma
bandeira, um propósito que quero disseminar por cada lugar que passar, falar sobre
isso com cada pessoa que conhecer. Tirar as pessoas de situação de vulnerabilidade é
um ato de fé e de amor”, finaliza Sales.

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