COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Descubra qual a importância do branding para a sua empresa
Entenda as vantagens e benefícios de aplicar essa estratégia de marketing no seu negócio
O Branding é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida
pelo seu público e presente no mercado. Uma estratégia de branding engloba
planejamento da comunicação, posicionamento, identidade visual, presença nas
mídias sociais e pontos de contato com o consumidor.
É ela que garante que o negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre
voltado para a sua marca, e como quer ser percebida além de valorizada.
Luciano Auto, Estrategista de Marketing e Negócios, destaca que o primeiro passo para
fortalecer a marca é a clareza. “A clareza é fundamental para a definição do
posicionamento. Como eu me coloco, como eu me posiciono perante o mercado e
perante o meu cliente. Só que eu só consigo ter um bom posicionamento se eu tenho
clareza, clareza de quem eu sou, qual é o meu propósito, o que eu consigo fazer de
diferente na vida das pessoas, na vida do meu cliente”.
Luciano ainda afirma que, hoje em dia, o conceito de marca se ampliou.
“Todos nós, na verdade, somos uma marca. Temos hoje uma leva muito grande de profissionais liberais que prestam serviço, onde o próprio profissional é a sua própria marca. O marketing digital trouxe muito isso, potencializou. Essa possibilidade, na qual todo mundo tem o seu canal no Youtube, ter o seu perfil no Instagram, de ter o seu perfil nas redes sociais, nos traz para esse momento onde todos nós viramos marca também”.
Benefícios do Branding
- Aumento da confiança do seu público;
- Presença na mente do consumidor;
- Maior valor atrelado a marca;
- Fidelidade com o público;
- Expansão e crescimento.
Ele também gera diferenciais competitivos, além de elevar a preferência pelos seus
produtos e serviços, pois o público se sente mais identificado com ela. Se o branding
for bem trabalhado nesse sentido, aumentam as chances de suas vendas subirem. Essa
relação mais próxima ainda possibilita ao negócio cobrar a mais por suas mercadorias,
elevando seus ganhos e garantindo a longevidade dos negócios.
COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Assessoria de imprensa é uma das principais estratégias de comunicação para os empresários neste ano
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias, comenta que a estratégia é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio
O mundo dos negócios muda a todo momento, com isso, muitos empreendedores estão pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores. Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano em curto tempo irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.
“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.
Alta visibilidade
Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.
“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio,
matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade
pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando
interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.
Atuação da assessoria de imprensa
O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de
colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de
criação de vínculos. “É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de
contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente
dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá
boas histórias ao veículo”, conta Renata.
Planejamento de comunicação
Um dos serviços realizados pela assessoria é o planejamento de comunicação, que será
o grande responsável por elencar os assuntos mais relevantes que serão transformados em pautas para a imprensa. Essa etapa é feita com um olhar estratégico, pensando em como a marca quer ser vista e reconhecida.
“Além disso, como já citado, a assessoria será responsável pelo relacionamento com a
imprensa. Também deverá tomar conta de toda parte de produção de conteúdo, como
os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com
a imprensa e gestão de crise nos momentos delicados da empresa”, finaliza a diretora
de comunicação da Fatos&Ideias.
COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Hiperpersonalização promete revolucionar a experiência do cliente e gerar benefícios para as empresas
Esse recurso utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação e interações anteriores
No mundo digital em constante evolução, as empresas buscam incessantemente maneiras de se conectar mais profundamente com seus clientes. Uma abordagem que está ganhando destaque é a hiperpersonalização, uma evolução além da personalização tradicional.
Fronteira da personalização
Hiperpersonalização é a nova fronteira da personalização, impulsionada pela avançada utilização de dados e tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Essa abordagem utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação, interações anteriores, comportamentos de compra e contexto atual do usuário, para oferecer ofertas, recomendações e conteúdos específicos para cada indivíduo.
“A hiperpersonalização representa uma poderosa ferramenta para empresas que buscam se destacar em mercados altamente competitivos e satisfazer as expectativas crescentes dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes”, afirma o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa.
Como utilizar os dados?
A riqueza de dados do cliente é crucial para criar uma experiência verdadeiramente
personalizada. No entanto, é fundamental respeitar a privacidade do consumidor.
Empresas que dominam o uso desses dados podem construir relacionamentos sólidos
com os clientes, superando suas expectativas em todos os aspectos.
Benefícios empresariais
– Aumento nas conversões e receita: ao oferecer experiências sob medida, as
empresas aumentam suas taxas de conversão, impulsionando a receita.
– Melhoria da lealdade do cliente: a hiperpersonalização fortalece o vínculo entre
clientes e marcas, resultando em maior fidelidade.
– Eficiência de marketing aumentada: o direcionamento preciso de recursos de
marketing aumenta a eficácia das campanhas.
– Diferenciação competitiva: a capacidade de oferecer experiências personalizadas
pode diferenciar uma empresa em mercados saturados.
Experiência do cliente
– Experiências mais relevantes e agradáveis: as interações com a marca se tornam mais
relevantes e úteis para cada cliente.
– Redução do esforço do cliente: recomendações precisas simplificam a jornada de
compra, aumentando a satisfação do cliente.
– Comunicação proativa e relevante: os clientes recebem ofertas e informações
pertinentes aos seus interesses, tornando a comunicação mais eficaz.
– Sensação de ser único e valorizado: cada cliente se sente reconhecido e valorizado
pela empresa, contribuindo para uma percepção positiva da marca.
Desafios ao implementar a hiperpersonalização
Esses desafios podem variar desde questões técnicas e de dados até considerações
éticas e de privacidade. Abordar esses desafios eficazmente é crucial para o sucesso da
hiperpersonalização.
Primeiramente, a coleta e integração de dados provenientes de diversas fontes podem
ser complicadas devido à existência de silos de dados. Em seguida, manter a qualidade
e atualização dos dados é crucial para evitar personalizações mal direcionadas. A
escalabilidade das soluções de IA é uma preocupação, exigindo expertise técnica e
investimentos significativos.
Já a privacidade e segurança de dados são fundamentais, considerando regulamentações como GDPR e LGPD. A análise eficaz dos dados para insights acionáveis é outro desafio, assim como equilibrar a personalização sem invadir a privacidade do cliente.
COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Assessoria de imprensa: Conheça os passos para gerar leads qualificados
Especialista em comunicação fala sobre como usar algumas estratégias que possibilitam gerar mais leads para o seu negócio e com maior dinamismo tendo o
auxílio da assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa tem papel importante quando se fala em ter uma imagem da
empresa junto ao mercado. Mas sabia que com ela também é possível gerar leads para
o seu negócio?
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de
assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por
meio da mídia – explica que nesse caso é interessante unir a estratégia da assessoria
com o marketing digital da empresa. Ou seja, trazer para junto essas duas táticas pode
gerar grandes oportunidades de negócios, tanto para B2B quanto B2C.
“O marketing tem um grande peso quando o assunto é gerar leads, porém, é muito comum hoje compartilhar nas mídias sociais assuntos conquistados na mídia, bem como no próprio site institucional, além de importantes canais como o LinkedIn. Esse tipo de estratégia reflete no aumento de valor do tráfego orgânico e ainda valoriza a marca, mesmo que seja numa forma indireta na geração de leads”, analisa Brito.
O poder da parceria em mkt e assessoria
A diretora de comunicação lista algumas estratégias importantes de como integrar a
assessoria de imprensa com o marketing digital. Conheça:
Hiperlink: ainda pouco usado nos textos, os links âncoras acabam sendo uma
boa estratégia de ajudar o leitor a ter mais informação sobre sua empresa, inclusive de conceitos mais complexos. Ele também é capaz de gerar mais tráfego para o website, vale repensar sobre a partir de agora começar a usar links.
Case de sucesso: Compartilhe nas redes sociais testemunhos de clientes e no caso de redes de franquias utilize a história dos seus franqueados. Histórias inspiradoras e feedbacks de clientes geram muitos cliques.
Divulgue os clippings: sabe aquele relatório que o seu assessor de imprensa divulga semanalmente para você sobre os clippings? Pois bem, não deixe ele guardado na sua caixa de e-mail, passe a usá-lo sempre! Comece a divulgar as notícias que foram publicadas em portais sobre o seu negócio na sua própria rede social; no site institucional; nas próprias newsletters para que os seus clientes e franqueados vejam o que está acontecendo. Com certeza, essa
estratégia trará mais visitas para o seu site e de quebra ainda ajuda a aumentar seguidores nas suas páginas.
Renata reforça que a assessoria de imprensa não é responsável pelos leads, mas a
credibilidade e visibilidade abre essa oportunidade. E que o marketing digital não se
resume em gerar leads, mas é uma das possibilidades que traz valor para o cliente.
“A comunicação é algo que está sempre mudando e é importante buscar novas formas
de se comunicar com o seu público, e algumas estratégias auxiliam ainda mais a chegar
até eles. Nós da Fatos&Ideias, por exemplo, analisamos a forma de se comunicar com
meios de comunicação tradicionais, bem como versões online como blogs e sites, que
requerem uma linguagem mais curta e palavras-chaves. Caso contrário a estratégia
não funciona e os materiais ficam poucos atraentes”, finaliza Brito.
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