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NEGÓCIOS

Compre online e retire na loja: a tendência de mercado que integra o online e offline

Os pick-up store é uma parte integrante da experiência omnichannel, que é oferecer
uma jornada de compra personalizada e positiva, conectando perfeitamente as
plataformas físicas e digitais de um negócio

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Felipe Correia, Head de Estratégia Digital do Varejo na FCamara

Com certeza você já ouviu falar na expressão pick-up store, que significa “compre
online e retire na loja”. Essa modalidade está diretamente ligada à experiência
omnichannel, conectando todas as plataformas físicas e digitais de um negócio para
proporcionar uma jornada de compra personalizada e positiva. Para datas
comemorativas, quando os e-commerces recebem um volume atípico de pedidos, a
estratégia pode beneficiar consumidores e lojistas.

Segundo a Business Insider, somente nos Estados Unidos, os consumidores gastaram
mais de 72 bilhões de dólares com esse tipo de compra em 2020. Com isso, o e-
commerce vai ganhando cada vez mais espaço, principalmente porque alivia os custos
de frete para o cliente

“O pick-up-store se destaca em vários aspectos dentro de uma experiência
omnichannel. Para os empresários, uma das principais vantagens é a redução de
custos na logística, já que todos os gastos com o transporte ficam a cargo do cliente. Já
do lado dos consumidores, eles conseguem ter os produtos em mãos mais
rapidamente, sem a necessidade de aguardar o prazo de recebimento em casa, além
de evitar os riscos de extravio”, destaca Felipe Correia, Head de Estratégia Digital do
Varejo na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de
negócios.

Transformação digital

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que
mais da metade das empresas do varejo (64%) pretendem investir mais em
transformação digital ainda em 2023 e 80% delas pretendem apostar em estratégias
omnichannel, como a pick-up-store.

Aumentar as vendas

Outra estratégia da pick-up store é que ela ainda possibilita que o consumidor ao
comprar online e buscar a mercadoria teria que passar pelas prateleiras de produtos
da loja física, o que pode despertar o interesse de comprar mais itens e produtos
complementares, as chamadas compras não planejadas.

Além do mais, retirar na loja permite que o consumidor obtenha o produto de forma ainda mais rápida, sem precisar aguardar por meio do frete tradicional, que pode levar em média de 3 a 10 dias úteis. Enquanto que o pick-up store libera a coleta em média de 2 dias ou até mesmo instantemente após a compra.

Benefícios de retirada na loja

Felipe Correia destaca os principais benefícios da retirada em loja, uma forma de atrair
o público para os espaços físicos das marcas:

1 – Melhora eficiência de recursos: A utilização da estratégia aumenta o volume dos
negócios e ajuda a manter a gestão do estoque, já que unifica as plataformas
disponíveis para os clientes interagirem com a marca. Já que o varejista transforma as
lojas físicas em centros de distribuição, em vez de gastar recursos com novos pontos
de venda. Por fim, o empresário economiza com os gastos de logística e entrega, já
que o cliente se responsabiliza por buscar o produto de acordo com o prazo que ele
mesmo estabelecer;

2 – Aumento na conversão na loja online: Os clientes da loja terão uma opção a mais
para receber o produto e poderão utilizar a estratégia em algum momento de
necessidade, ou quando decidirem por um menor tempo de entrega comparado ao
frete normal. O varejista também poderá dar a opção de entrega mais barata ou
gratuita para o pick-up-store, e isso poderá trazer um novo perfil de cliente para
experimentar sua marca. O leque ampliado de opções resulta em um maior alcance de
público;

3 – Aumento de vendas nas lojas físicas: Ao fazer o cliente migrar até a loja física, as
oportunidades de ele consumir no local aumentam, pois o contato com a marca é mais
próximo. O lojista ganha oportunidades de conquistar e fidelizar o cliente, ao passo
que o próprio consumidor tem acesso a novos produtos ao vivo.

No Brasil, grandes varejistas como o Magazine Luiza e a Casas Bahia já usam esse método de entrega de produtos com sucesso, assim como algumas redes de farmácias, como é o caso da Droga Raia.

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NEGÓCIOS

Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife

Em ritmo de expansão, essa é a 11º loja própria da marca no País

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A marca Cris Barros inaugurou sua unidade no Nordeste, na cidade de Recife,
Pernambuco. Assinada pelo escritório Carolina Maluhy + Partners, responsável por
todos os espaços da marca desde o início, a loja conta com 300m². Na inauguração foi
apresentado a nova coleção de Outono Inverno 2024, “Genesis – A Origem da Criação”
que homenageia a jornada do criar.

Loja atemporal

O espaço carrega as mesmas características das principais lojas da marca:
atemporalidade e sofisticação, o projeto arquitetônico dividido em quatro salas por
tonalidades exclusivas da marca, com intuito de criar uma experiência completamente
imersiva.

“Criei a marca para transportar as pessoas a universos particulares, e agora é a jornada que quero homenagear. Com esse novo projeto arquitetônico em uma cidade tão solar, imaginamos ambientes diferentes criando uma odisseia imersiva e alegre, trazendo a harmonização de elementos naturais e artesanais da região a ares contemporâneos”, comenta a fundadora do negócio, Cris Barros.

Identidade

A nova identidade, reconhecida nas lojas da marca pelo Brasil, é facilmente notada
através da utilização de madeira respeitando a sua forma orgânica trabalhada pelo
designer de mobiliário Pedro Petry, artista plástico pioneiro na confecção de peças a
partir de madeiras de resíduos florestais e urbanos, resultando em mesas sustentáveis
lindas e totens desenhados à mão por Cris Barros e Carol Maluhy.

Diferenciais

Entre os diferenciais, o flagship store de Recife contará com uma presença maior das
cerâmicas de barro na fachada, em todo o piso da loja, no pilar da sala, em totens e
mesas expositoras. Obras do artista Francisco Brennand passaram por uma curadoria
da estilista para ocupar um lugar especial dentro da loja. Outro elemento destaque: a
escada metálica ornamental no centro da sala.

Marca em franca expansão

A unidade é a primeira na região, que já possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro,
Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

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NEGÓCIOS

Startup CCO2 lança recurso para auxiliar PMEs a compensarem sua pegada de carbono no planeta

O objetivo do negócio é prestar uma consultoria para facilitar a entrada no mercado de créditos de carbono

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Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2

Conhecido como o elemento da vida, o carbono está em todo lugar e é considerado
um dos químicos mais versáteis encontrados na natureza. Entretanto, sua presença no
meio ambiente em alta concentração tem impacto direto nas alterações climáticas.
Contraditoriamente, é possível afirmar que o “átomo da vida” é uma das principais
ameaças do planeta em um futuro breve.

O mercado de créditos de carbono surge dentro deste contexto, como uma alternativa
aos países desenvolvidos que não conseguem alcançar suas metas de redução de gases
e contribuem para o efeito estufa. Porém a modalidade, principalmente aqui no Brasil,
em sua grande maioria ainda contempla apenas grandes empresas, como companhias
da área de energia e agropecuária.

Auxílio para pequenas e médias empresas

A CCO2 é uma plataforma engajada em auxiliar pequenas e médias empresas a
compensarem, de maneira efetiva e prática, sua pegada de carbono no planeta. O
grande diferencial do negócio é prestar uma consultoria de maneira em que a entrada
no mercado de créditos de carbono seja desburocratizada e simplificada, possibilitando o acesso a todos que, de alguma maneira, desejam participar e contribuir com um planeta melhor, sem que abram mão de contrapartidas financeiras proporcionais à contribuição.

“Atualmente, nenhum setor econômico considera o custo de emissões em seus preços,
tanto de serviços como produtos. Esta prática, ou a fata dela, favorece aqueles que não tem compromisso com o meio ambiente. Criamos este sistema inovador que é capaz de transformar qualquer indivíduo cível ou jurídico em um agente ativo na conquista das metas da agenda 2030 da ONU, pois acreditamos que a única maneira de atingir os objetivos seja através da participação do maior número de pessoas, e não somente das maiores empresas ou governos”, explica Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2.

Abrangência nacional

O fato é que, em caráter de urgência, é preciso reduzir a emissão do carbono e outros
Gases do Efeito Estufa, um assunto que é debatido há tempos por cientistas de todo
mundo na tentativa de combater o aquecimento global.

Com a plataforma, a CCO2 conseguirá abranger qualquer empresa em território
nacional com mais de 1000m² e viabilizar um número muito maior de concessão de
créditos de carbono através de análises ambientais desenvolvidas exclusivamente para
estas empresas, bem como beneficiar setores menores.

“Nossa ideia é pulverizar o dinheiro para os pequenos proprietários de reserva, como também apoiar os pequenos projetos de reflorestamento, aumentando assim a eficiência de aproveitamento dos recursos investidos”, finaliza Genésio.

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KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo

A abertura da flagship faz parte do plano de expansão da marca que irá levar sabores exclusivos ao carioca

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A KitKat Chocolatory, está em expansão e escolheu o Rio de Janeiro como o local para
a primeira loja fora do estado de São Paulo. Localizada no Barra Shopping, a flagship de
144m² possui uma imersão completa no universo da marca, apresentando sabores
exclusivos, como Biscoito de Polvilho, Açaí com Granola, Mate com Limão e Caipilé,
além do portfólio regular.

Experiências únicas

As lojas de KitKat Chocolatory têm como objetivo proporcionar experiências únicas, a
flagship no Rio de Janeiro permitirá uma verdadeira imersão na marca em um ambiente instagramável, refletindo a identidade da rede.

Além disso, os consumidores poderão criar seu próprio KitKat, escolhendo entre diversos recheios e toppings. A loja ainda apresenta uma seleção de cafés harmonizados com os chocolates, em colaboração com a Nespresso, além de drinks como smoothies, frappés e soda italiana.

Sabores especiais

Com o objetivo de trazer a autêntica essência do Rio para dentro da loja, a marca vai oferecer sabores especiais que capturam o espírito da Cidade Maravilhosa. O gifting I Love Rio conta com os sabores Polvilho, em homenagem ao famoso biscoito carioca; Açaí com Granola, que representa o estilo de vida saudável tão apreciado na cidade; Mate com Limão, bebida indispensável nas praias do Rio; e Caipilé, combinação única de Caipirinha de Limão com o tradicional sacolé.

“A marca conquistou os corações dos paulistas desde a chegada a São Paulo. A decisão de expansão para o Rio de Janeiro foi reforçada pela resposta positiva que o chocolate recebeu durante a participação no Rock in Rio 2022, sendo o snack mais vendido na Cidade do Rock com 215 mil unidades. Agora, com a chegada da KitKat Chocolatory à cidade, os cariocas terão a oportunidade de vivenciar essa paixão pelo chocolate de forma ainda mais intensa, com experiências únicas e sabores exclusivos que celebram a cultura e os gostos do Rio”, comenta Tatianna Perri, diretora de marketing de KitKat.

Produtos exclusivos aos brasileiros

Desde a chegada ao Brasil, KitKat Chocolatory lançou mais de 30 edições limitadas, que
entregam ao público sabores exclusivos, além de mais de 80 produtos que trazem uma
verdadeira imersão no universo da marca.

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