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FRANQUIAS

Franchising cresce mais de 11% no 3º trimestre e faturamento supera R$ 62 bilhões

Pesquisa da ABF apontou que todos os segmentos cresceram durante o período, mas o setor de alimentação-food service foi o que teve maior alta, com 17,5%

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André Augusto, CEO da franquia Crepefy

Há tempos o mercado de franquias vem dando sinais de recuperação e alta, principalmente após a crise da pandemia. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar dados referente a pesquisa trimestral de desempenho, que apontou que o setor registrou uma alta de 11,4% no terceiro trimestre de 2023 (de julho a setembro).

O faturamento também foi bem satisfatório, já que passou de R$ 56,256 bilhões em 2022 para R$ 62,676 bilhões na comparação com o período analisado. Frente ao 3º trimestre de 2021, a variação positiva foi quase três vezes maior, de 32,3%. Em relação a igual período de 2020 (início da pandemia), a receita cresceu ainda mais, 42,6%, e comparada a 2019, a alta foi de 32,8%.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, os resultados mostram que o setor superou a fase de recuperação mais aguda pós-pandemia e o foco hoje é voltado à expansão dos negócios.

“Mas agora as regras são outras: vendas híbridas, uso mais intensivo de tecnologia, atenção a novos mercados e até operações de fusões e aquisições. Em outros estudos, identificamos também a força de mercados onde o agronegócio é muito presente e a considerável expansão em cidades do interior, principalmente do estado de São Paulo. Enquanto entidade representativa, continuamos acompanhando de perto o trâmite da Reforma Tributária e outros pleitos como a atualização do Simples que podem impactar o ambiente de negócios no País”, diz.

Abertura de empresas

O levantamento apontou que durante esse período foram inauguradas 4,5% mais unidades, em comparação com o 3º tri de 2022. Já o número de operações fechadas ficou em 1,7%, resultando num saldo positivo de 2,8%.

Já os repasses se mantiveram quase estáveis, com um índice de 0,7% ante 0,9% registrado no 3º trimestre do ano passado. Com isso, houve um acréscimo de 11.990 operações de franquias no país no período pesquisado, totalizando 191.346 unidades. O número de empregos diretos gerados pelo setor foi da ordem de 1,645 milhão de trabalhadores.

Todos os segmentos cresceram

De acordo com o estudo da ABF todos os segmentos do franchising cresceram entre julho a setembro de 2023. Tendo o de Alimentação – Food Service com o melhor índice, de 17,5% na receita.

Entre os fatores principais que explicam esse desempenho do segmento estão um significativo aumento no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, além do lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.

Saúde, Beleza e Bem-Estar vem logo em seguida, com 13,7% da receita. O segmento registrou aumento na quantidade de redes, operações e um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade. Além disso, ele continuou se beneficiando dos cuidados das pessoas com sua saúde, com destaque para as óticas, cuidados estéticos e fitness.

Já o segmento de Entretenimento e Lazer alcançou o terceiro lugar com melhor desempenho, com um índice de crescimento de 12,4%. Um dos mais atingidos pela pandemia, o segmento reportou forte desempenho comercial nos últimos 12 meses, originado da melhora do marketing e de investimentos dos franqueados. Também houve a entrada de empresas novas na parte de eventos e também voltadas ao público infantil e adolescente.

O segmento de Alimentação – Comercialização e Distribuição (que inclui supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência) ficou em quarto lugar, com 11,8% de alta, tendo como principais razões para o bom desempenho fatores econômicos e de mercado e um maior engajamento nas lojas físicas.

Fechando os cinco melhores desempenho da pesquisa, está Serviços e Outros Negócios, que também registrou crescimento de 11,8% no período. O segmento que emprega o maior número de trabalhadores no país se destacou pela maior demanda por serviços nesse período.

Empresários comemoram o atual momento

Para o CEO da franquia Crepefy – marca especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, o franchising oferece muitas vantagens para quem quer empreender. “O segmento de alimentação é muito amplo, há opções desde fast-food, sucos, refeições, comidas típicas, entre muitos outros, basta focar em atingir um determinado nicho. Sem falar que quando você foca em determinado produto, ao invés de abrir um restaurante completo, por exemplo, há a facilidade de operação no dia a dia, além de menores custos. O segmento de alimentação sempre foi um dos top 5 em crescimento e acredito que ele tem muito a crescer ainda”, analisa o empresário que entrou com a marca no franchising no início deste ano.

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food – primeira e maior rede de fast- food brasileiro especializado na culinária inglesa – também comemora o atual momento que vive o setor de alimentação. “A pandemia trouxe perdas irreparáveis para os negócios, tivemos que reinventar, algumas empresas sofreram e tiveram que encerrar suas atividades, mas conseguimos dar a volta por cima. Criamos modelos de negócios mais enxutos e baratos, investimos no delivery. As famílias e amigos voltaram a se reunir para uma alimentação fora do lar, tudo isso contribui cada vez mais para esse crescimento, diz o empresário que está completando 10 anos de empresa no mercado.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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