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O Futuro da publicidade digital: Por que a identificação móvel é o caminho a seguir.

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Kostas Kastanis,CEO adjunto da Upstream.

A privacidade online tornou-se uma grande preocupação para os usuários em todo o mundo nos últimos anos. Tais preocupações estão trazendo regulamentos de privacidade mais rigorosos que a publicidade digital deve respeitar. Fazer isso, porém, traz um desafio significativo para marcas e anunciantes: como se conectar com os consumidores de forma eficaz, mantendo a confiança e a privacidade? A resposta pode estar na identificação móvel, um campo no qual as operadoras móveis possuem as chaves.

A receita da autenticação móvel faturada pelas operadoras já é de US$ 40,5 bilhões e deve chegar a US$ 56,4 bilhões até 2028. Há muita inovação acontecendo entre os operadores neste campo, que é focado no reconhecimento do usuário como um processo de segurança. Essas tecnologias de autenticação podem incluir senhas únicas por meio de chamadas de voz e SMS, notificações pop-up, biometria, reconhecimento facial e muito mais. No entanto, o que as operadoras de telefonia móvel não aproveitaram até agora é o potencial de identificação móvel para transformar a indústria de publicidade digital.

Identificação móvel e publicidade digital

Os cookies de terceiros estão com os dias contados. O Google Chrome, navegador mais popular do mundo, já está planejando eliminar esses rastreadores, seguindo os passos do Safari e do Firefox. Isso representa uma mudança significativa, já que mais de 85% do tráfego de web total não será mais rastreado por cookies de terceiros. Para entendermos melhor a magnitude do problema, 75% destes ainda dependem de cookies de terceiros e 45% gastam ao menos metade dos seus orçamentos em campanhas baseadas em cookies. E aqui surge uma questão: como alcançar seu público de maneira eficaz em um mundo sem cookies?

A saída está na identificação móvel que se destaca como uma solução promissora. Usando o número de telefone celular (MSISDN) como um identificador único de usuário, as marcas têm a oportunidade de criar uma conexão direta e personalizada com os consumidores.

Isso é revolucionário. Diferentemente dos cookies de terceiros, que rastreiam os usuários anonimamente através de sites, a identificação móvel cria um canal de comunicação direta e consensual entre a marca e o consumidor, permitindo que as mesmas construam uma relação individual, sem intermediários envolvidos.

Com o consentimento do usuário, as marcas podem oferecer conteúdo personalizado e ofertas em seus sites sem a necessidade de login ou comunicar-se diretamente com eles através de canais de mensagens móveis. Isso não apenas aumenta a relevância da publicidade para o consumidor, mas também fortalece a confiança, pois a interação é baseada no consentimento mútuo.

Os operadores móveis são os facilitadores desse novo tipo de publicidade e relacionamento entre marcas e consumidores. Embora eles possam usar a identificação e a autenticação móvel para melhorar seus próprios esforços de marketing, a experiência e a segurança de seus usuários, o maior potencial está na monetização dessa tecnologia, fornecendo esses recursos para marcas, editores digitais e anunciantes. Este é um passo significativo em direção a um modelo de negócios mais sustentável e lucrativo para as operadoras no mundo digital.

Além da Publicidade: Uma Jornada Personalizada

Imagine um cenário onde um cliente visita um site de varejo e recebe ofertas personalizadas baseadas em suas preferências, tudo sem a necessidade de um login. Ou um caso em que um consumidor abandona um carrinho de compras e é delicadamente lembrado ou incentivado através de uma mensagem personalizada. Este é o poder da identificação móvel perfeita

O futuro da publicidade digital requer uma abordagem que respeite a privacidade e ofereça relevância. A Identificação móvel representa essa mudança de paradigma. Como líderes do setor, devemos abraçar essa tecnologia, não apenas por seu potencial de mercado, mas também por seu alinhamento com uma publicidade mais consciente e centrada no consumidor. A identificação móvel não é apenas uma ferramenta de marketing; é o caminho para uma publicidade mais ética e eficiente.

Sobre Kostas Kastanis, Deputy CEO da Upstream.

Kostas Kastanis é vice-presidente executivo da Upstream, liderando o desenvolvimento estratégico e a implantação da área de produtos da Upstream com o objetivo de expandir a presença da empresa. Ingressou na Upstream em 2015, inicialmente como Chefe de Estratégia e depois como Chefe da Zero-D, a pioneira plataforma de internet móvel gratuita financiada por anúncios da empresa, levando-a a um mercado endereçável de 250 milhões de pessoas. Antes de ingressar na Upstream, Kostas passou 8 anos na McKinsey & Company, consultoria bancária, empresas de telecomunicações e tecnologia na Europa, África e Ásia. Ele passou mais 3 anos na MasterCard, impulsionando o desenvolvimento de negócios para Carteiras Móveis na Europa. Kostas é graduado pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas em Pesquisa Operacional, possui um Mestrado em Ciências da Decisão da mesma universidade, bem como um MBA do INSEAD.

Sobre a Upstream

A Upstream é uma empresa líder em mobile marketing que trabalha com as principais marcas de e-commerce do Brasil. A chave para o seu sucesso? Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow.

A Grow implementa algumas das melhores estratégias de marketing, como o crescimento da Base de Clientes por meio da coleta de dados primários, campanhas de recuperação de carrinho abandonado por meio de mensagens automatizadas que aumentam a receita de vendas, Campanhas de Broadcast envolventes e uma equipe dedicada de Customer Success que desenvolve estratégias de marketing feitas sob medida para cada loja online. Qualquer empresa que trabalhe com a Grow tem a garantia de um ROI de 10x, investindo em resultados concretos.

Por Kostas Kastanis, CEO adjunto da Upstream.

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Alô, quem fala?: como maximizar as vendas por telefone na era digital

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Sean Evers, vice-presidente de vendas e parcerias da Pipedrive

Em tempos que a tecnologia domina a comunicação, o telefone muitas vezes é relegado a um segundo plano. No entanto, seu ressurgimento como uma ferramenta poderosa para impulsionar vendas não pode ser subestimado. Os compradores de hoje adoram a facilidade e conveniência de um processo de vendas rápido, seja online ou via chatbot, mas isso não significa que enviar uma mensagem de texto personalizada rápida ou uma rápida ligação telefônica não possa fornecer a confiança adicional para concluir uma venda. 

Segundo o Relatório Next in Personalization 2021 da McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas. E 76% ficam frustrados quando isso não acontece. A telefonia, apesar de seus custos e desafios, continua a ser uma ferramenta vital para os negócios. Incorporar habilidades de telefonia eficazes não apenas aumenta as chances de conversão, mas também permite uma abordagem mais personalizada e humana no mundo das vendas. 

Com preparação e uma mentalidade aberta, é possível transformar as chamadas telefônicas de algo temido para uma oportunidade valiosa de crescimento nas vendas. Com base na minha experiência e na troca constante que temos com os nossos clientes na Pipedrive, compartilho alguns aprendizados sobre o tema:

  • Pesquisa Prévia: Antes de discar um número, a pesquisa é fundamental. Não se contente com bancos de dados internos; certifique-se de que a empresa e o contato são compatíveis com seu produto ou serviço. Anotar informações relevantes durante a conversa pode personalizar a experiência para o cliente.
  • Estabeleça Objetivos Claros: Defina o propósito da ligação — seja para iniciar o contato inicial, agendar uma reunião ou finalizar um negócio. Ter clareza nos objetivos ajuda a direcionar a conversa eficientemente.
  • Transforme um roteiro de venda em uma conversa: Mostre interesse genuíno no interlocutor, buscando conexões comuns ou compartilhando informações relevantes. Lembre-se de que as pessoas buscam interações humanas, especialmente no setor corporativo.
  • Conduza com Perguntas: Inicie a conversa buscando compreender as necessidades do cliente. Evite uma abordagem de vendas direta no início, focando em entender os problemas e desejos do interlocutor.
  • Oferta Personalizada: Com base nas respostas do cliente, ofereça soluções específicas para os problemas identificados. Evite falar sobre detalhes de preço ou quantidade na primeira ligação; concentre-se em como sua oferta pode resolver o problema do cliente.
  • Antecipe Objeções: Esteja preparado para lidar com objeções comuns. Antecipe preocupações sobre preços ou pedidos de informações por e-mail, respondendo de forma qualificada e direcionada.

Uma abordagem integrada com eficiência digital e alcance pessoal fornecerá às organizações todas as ferramentas necessárias para expandir a receita e fechar mais negócios em um cenário de vendas em constante expansão. Ao continuar a usar ligações e contato personalizado — bem como mídia digital, como e-mail/marketing digital/redes sociais — e uma plataforma CRM completa, as equipes de vendas têm todas as ferramentas necessárias para continuar a aumentar a receita e oferecer um modelo de vendas que beneficia todos os lados — vendedores e compradores —, gerando mais vendas.

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Caminhos para contornar a crise do varejo

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*Erlon Labatut

O varejo está passando por um de seus piores momentos. Lojas fecham diariamente e as ações de grandes redes estão em queda. Podemos apontar muitas casas para a essa situação – desde questões macroeconômicas, políticas públicas, a influência da pandemia e tantas outras. É impossível atribuir um vilão específico, até porque cada um deles impacta determinado tipo de negócio e vice-versa.

Sabe-se que o comércio – aqui, tratando-se do físico – enfrenta um momento difícil, e a pergunta que vem à mente é: seria isso passageiro ou estamos vendo o fim do comércio varejista? É fato que ninguém pode prever o futuro do mercado, mas conseguimos identificar tendências e buscar alternativas para superar os desafios de agora, e assim planejar o futuro. Analisando os direcionamentos, pode-se construir um caminho para um setor estruturado em três pontos.

O primeiro é que os canais físicos e digitais devem se completar, em vez de competirem um com o outro, criando um pensamento Phydigital (físico, em inglês physical+ digital) e formando uma “parceria” entre eles. Depois, a conexão emocional com os clientes entra em ação. As plataformas devem ser utilizadas como canal, mas os varejistas precisam trabalhar intensamente a identidade de marca para criar conexões reais com os consumidores, que dão preferência às empresas com as quais se identificam verdadeiramente.

Por fim, mas não menos importante, é necessário manter uma revisão constante do modelo de negócio. Os custos de ocupação, de recursos humanos e estoque são desafios para manter a lucratividade e a rentabilidade da operação. Então, os ajustes podem e devem envolver o delivery, e-commerce, to go e todo o arsenal de ferramentas para posicionamento na internet.

A adequação diante das dinâmicas do mercado tende a ser árdua. Porém, o bom e velho varejo físico – desde que bem trabalhado – fará sempre parte do dia a dia. Em um cenário futuro, é impossível imaginar uma situação de andar por uma cidade e não nos depararmos com nenhuma loja. Por ser uma das principais forças da economia, o universo em que vivemos necessita do comércio para sobreviver e haver a projeção de um amanhã para “além do horizonte”.

*Erlon Labatut é consultor de franquias credenciado pelo SEBRAE e associado a ABF, administrador pela UFPR, e mestre em Engenharia Industrial pela UTFPR. É sócio fundador da ‘Franqueador.com’.

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MAIS DO QUE METAS PARA 2024

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Estela Regulle, mentora e consultora em finanças

Se você é como a maioria dos mortais, o dia de reescrever suas metas para o próximo ciclo e se encher de esperança, motivação para mudanças e transformações está chegando.

No próximo ano sempre seremos melhores, mais saudáveis, mais prósperos financeiramente. Faremos a dieta, guardaremos parte dos nossos ganhos, faremos a tão sonhada viagem, seremos promovidos, talvez até empreender faça parte dos planos.

Planos que quando viram realidade, são perfeitos, mas, a grande questão é esta, virar realidade.

Ainda sobre ser como a maioria esmagadora dos mortais, estas metas, normalmente, vão parar no fundo da gaveta, encobertas pela realidade do dia a dia.

Para mudar esta realidade, vou compartilhar algumas dicas, que considero preciosas.

Coloque sim no papel tudo o que deseja para este próximo ciclo, mas, coloque no papel também todo esforço que precisará fazer para conquistar estas metas. Tudo o que precisará abrir mão, quais prazeres terá que cortar, quais esforços a mais terá que fazer, quais conhecimentos terá que adquirir, quanto de dinheiro vai precisar poupar e perceba dentro de você a motivação necessária para realizar todos estes esforços.

Nada acontece da noite para o dia, encare com disciplina seus desafios. Aqui mora o segredo da minoria que faz Sucesso! Constância. Fazer todos os dias o que não se quer, para conquistar aquilo que mais se quer.

Divida em pequenos passos suas grandes metas e comemore cada vitória.

Acredite em você, se cerque de pessoas que somem aos seus objetivos e se afaste de quem te desencoraja.

Se afaste de tudo o que te faz perder tempo, o tempo é um recurso democrático e muito precioso, todos temos 24 horas, inclusive os campeões.

Aprenda algo novo todos os dias, a mediocridade é inimiga do êxito.

E acima de tudo, todos os dias escolha ser feliz ?

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