Siga-nos

FRANQUIAS

Focado na diversidade e no custo-benefício LOFT tem o maior catálogo de artigos eletrônicos do Brasil

Negócio é comandado pelos empresários Marcos André e Rachel Fita, que trocaram uma carreira estável na Imaginarium para rivalizar com os grandes players da tecnologia

Publicado

em

Trabalhando com vendas, encontramos clientes que se preocupam mais com o design de um produto, e aqueles que priorizam suas funcionalidades. Mas também há quem acredita que beleza e função devem andar de mãos dadas, e foi com esse pensamento que Marcos André criou a LOFT, marca com o maior catálogo de artigos eletrônicos do mercado brasileiro. Focando na diversidade e no custo-benefício, passou a fazer frente aos grandes players internacionais, mostrando que o varejo ainda tem muita lenha pra queimar.

A história dos atuais sócios e diretores da marca, Marcos André e Rachel Fita, começou quando Marcos era diretor executivo da Imaginarium, onde atuou por mais de duas décadas. Quando a loja de presentes começou a contratar, Rachel, com apenas 19 anos, entrou no mundo das franquias como recepcionista, onde se conheceram. A parceria logo rendeu frutos, e a carioca assumiu a parte de franchising e expansão da Imaginarium alguns anos mais tarde.

Enquanto tornavam a Imaginarium líder no seu segmento, a dupla percebeu algo – a sazonalidade do negócio. “Era um nicho que dependia muito de datas comemorativas para funcionar, o que de certa forma retardava um pouco seu crescimento”, afirma Rachel Fita. Então, Marcos decidiu entregar o cargo estável em busca do seu próprio empreendimento, um que funcionasse em qualquer época.

Criando o seu próprio negócio

Inquieto, realizou uma viagem até a China buscando aprender mais sobre os diferentes nichos e, do outro lado do mundo, percebeu um gargalo tecnológico que estava por vir. Notou que existiam apenas dois modelos de negócios para smartphones e acessórios no Brasil – o utilizado por grandes marcas do ramo, que afastavam os clientes por conta dos preços agressivos e pouca variedade de mix, e os “informais”, que traziam valores acessíveis, mas de procedência e qualidade duvidosas.

Assim, o empresário decidiu investir no setor, seguindo o modelo tradicional dos grandes players, mas oferecendo um preço menor para produtos de qualidade, entregando maior variedade ao consumidor e otimizando o custo-benefício. A primeira unidade da LOFT surgiu no Rio de Janeiro, em 2013. Um ano depois, foi a vez de Rachel deixar a diretoria da Imaginarium e embarcar no sonho do colega, formatando as franquias e expandindo a rede de forma nacional.

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Enquanto a maioria do setor se posiciona como um marketplace, revendendo produtos de outras marcas, a LOFT se diferencia por investir em sua linha própria, que agrega design e funcionalidade. O catálogo inclui mais de 1.200 itens de marca e desenvolvimento próprios, entre periféricos, smartwatches, speakers, fones de ouvido e demais eletrônicos. Isso fez com que a rede se tornasse a única do segmento a possuir quatro selos de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o último no ano de 2023.

“Mais do que produtos, queremos oferecer soluções inteligentes para quem busca simplificar as atividades diárias. O setor de tecnologia possui milhares de opções e funcionalidades, então escolher algo é um desafio. Por isso é comum observamos certas dores e inconformismo por parte dos consumidores. Nossos designs são pensados de forma direcionada, para diferentes públicos. Não basta apenas ter uma variedade de itens, mas saber o que cada um busca e entregar isso”, explica Rachel.

E se por um lado a tendência de mercado é investir no e-commerce, a marca se destaca ao priorizar as lojas física e o atendimento humanizado. Com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil e outras quatro inaugurações até o final do ano, a ideia é fortalecer ainda mais o varejo e ter tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo.

A iniciativa tem gerado um resultado impressionante – enquanto o varejo se mantém numa neutralidade, intercalando entre meses de queda e pouco crescimento, as lojas da marca tiveram um aumento de 50% de vendas em relação ao ano anterior, e a rede deve superar a casa dos R$50 milhões de faturamento este ano.

Entrando no mundo dos serviços

Com o sucesso dos produtos garantido, a LOFT decidiu embarcar em uma nova jornada e investiu pesado no ramo dos serviços. Apesar de oferecer assistência técnica para celulares desde seu surgimento, recentemente a empresa observou que aproximadamente um terço da receita é decorrente dessa categoria, o que fez com que os sócios buscassem uma forma de inovar dentro da área.

Assim, eles fecharam contrato com a empresa de tecnologia internacional Nsys Group, que fornece um sistema de certificação e garantia, antes e a após o reparo. Operado pelo próprio vendedor, o processo tem como objetivo tirar dúvidas e garantir credibilidade durante os atendimentos – em menos de 5 minutos, mais de 40 testes são feitos no aparelho, podendo identificar até 80 defeitos não visíveis.

A escolha é benéfica não apenas para o cliente, mas também para os franqueados. O laudo técnico gera confiabilidade e segurança, garantindo uma boa margem de lucro e aumentando a rentabilidade da unidade. Isso faz com que o lucro médio mensal seja cerca de 20% a 25%, e permite recuperar o valor investido dentro do prazo de um ano.

Além disso, a empresa está entrando em um novo mercado – o de compra e revenda de smartphones seminovos. Além de contribuir com questões sustentáveis e reforçar o papel de responsabilidade social, a iniciativa serve como uma terceira fonte de receita ao franqueado, ao lado da comercialização dos produtos e a assistência técnica.

“O mercado de aparelhos seminovos já movimenta bilhões em todo o mundo, e vem ao encontro com nossa proposta de economia circular e valores de ESG. Com essa entrada, seremos a única loja que vai poder oferecer tudo ao cliente em um só lugar, especialmente com o laudo do estado do telefone, garantindo transparência e segurança ao cliente”, finaliza Rachel, analisando a próxima etapa de posicionamento e expansão da marca.

A LOFT possui investimento inicial a partir de R$ 150 mil, e a rede não cobra taxa de publicidade. O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil (modelo quiosque) e de R$ 100 mil (loja), com prazo de retorno estimado entre 12 a 18 meses.

Continue Lenado

FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

Publicado

em

Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

Continuar Lendo

FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

Publicado

em

Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

Continuar Lendo

FRANQUIAS

Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

Publicado

em

Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

Continuar Lendo

PRA VOCÊ LER

2023 - Desenvolvido por Fatos&Ideias Comunicação