EMPREENDEDORISMO

Empreender em casal é uma das tendências em 2024

A escolha por empreender como casal é uma escolha estratégica e que está rendendo bons resultados

Published

on

Hilston Guerim e Isabella Marcon Guerim

Ao iniciar no empreendedorismo, a escolha de empreender como casal não é apenas uma escolha prática, mas também estratégica. Ao unir forças nos negócios, casais encontram vantagens significativas que transcendem a esfera pessoal. Essa abordagem não apenas fortalece a dinâmica da relação, mas também oferece benefícios concretos para os empreendimentos compartilhados.

A Acuidar, franquia de cuidadores especializados, é um exemplo desse sucesso. A maior parte dos franqueados da marca iniciou o negócio junto a seu parceiro. O resultado foi um aumento de 145% no número de unidades da rede em 2023 que, atualmente, conta com 150. “Funcionamos como diferentes que se completam, um quebra-cabeça, uma peça que se conecta com a outra. Dentro dos negócios, funciona da mesma forma, fazendo com que a empresa cresça e dê certo”, explica Jessica Ramalho, Diretora de Operações e co-fundadora da marca.

O empreendimento foi inaugurado em 2016, junto a seu cônjuge, o doutor Vitor Hugo de Oliveira. A ideia surgiu da necessidade de prover serviços de cuidados especializados em João Pessoa, que se converteu em uma rede referência, cujo faturamento de 2023 superou os R$ 36 milhões.

Vantagens

Outra vantagem diz sobre a flexibilidade e a capacidade de equilibrar vida pessoal e profissional de maneira mais eficiente. Compreendendo as demandas enfrentadas pelo parceiro, a gestão do tempo e dos compromissos torna-se mais fluida, permitindo que ambos alcancem seus objetivos pessoais e profissionais de maneira mais equilibrada.

“É evidente que existem conflitos, porém eles se tornam mínimos quando colocados em perspectiva diante dos resultados alcançados. Além de prestigiar o sucesso da marca, solidificamos nossa união a cada obstáculo enfrentado”, completa Jessica. Empreender em casal oferece uma jornada rica em benefícios, desde a comunicação eficaz até a confiança mútua e a flexibilidade na gestão do tempo. Essa abordagem não apenas fortalece os laços pessoais, mas também pode se traduzir em empreendimentos bem-sucedidos, em que a parceria é a chave para alcançar o sucesso.

Empreendendo juntos há 14 anos

Outro exemplo de casal que empreende juntos é o da Isabella Marcon Guerim, de 40
anos, e Hilston Guerim, de 38 anos, fazendo isso há 14 anos. Os dois largaram o posto
de oficial de saúde das Forças Armadas do Exército Brasileiro para abrirem o próprio
negócio juntos, na época ainda como namorados.

O primeiro empreendimento foi uma franquia de clínicas de emagrecimento e estética.
Eles se casaram, tiveram as pequenas Yasmin, hoje com 10 anos, e Isadora, de 7 anos,
e mais alguns empreendimentos.

Hoje são fundadores e sócios da empresa Opening Doors, especializado em mentoria e
consultoria empresarial de forma individualizada, e também possuem sociedade na
franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede de ótica. Ela fica à frente do cargo de
diretora de expansão da franquia e Hilston responde como diretor de desenvolvimento
de rede. Paralelo, ele também é sócio e um dos fundadores da franquia de cafeteria
Mais1 Café e da Pro Franchising (empresa de tecnologia desenvolvedora de software).

Dica para empreender em casal

Empreendendo juntos desde 2009, os dois sabem muito bem o que funciona e que não
funciona na prática. Isabella dá algumas dicas que considera essenciais para empreenderem juntos: “Respeitar a individualidade e desenvolver o autoconhecimento. Entender que não respondemos da mesma forma aos desafios, que a percepção sobre os negócios e o todo pode ser completamente diferente e não querer projetar o seu ponto de vista ao outro, muito menos convencer na marra o seu parceiro. Diálogos, reflexões e argumentações devem existir sempre. Assim como clareza, alinhamento e concordância nas tomadas de decisão dos momentos cruciais para a manutenção do relacionamento e dos negócios”, finaliza.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile