FRANQUIAS

Franquias brasileiras avançam para outros países e o número de marcas com a chancela internacional da ABF bate recorde

Foram chanceladas 56 marcas, sendo 18 da categoria Pleno, 20 da categoria Sênior, 6 da categoria Máster e 12 da categoria Mega

Published

on

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciaram as marcas chanceladas na 5ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF, principal reconhecimento desta área no Brasil.

Em 2023, foram chanceladas 56 marcas, um recorde na história do certificado, sendo 18 da categoria Pleno (redes com até duas unidades no exterior em até 1 país), 20 da categoria Sênior (de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países), 6 da categoria Máster (de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países) e 12 da categoria Mega (mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países).

O Certificado de Franquia Internacional ABF visa reconhecer e estimular as redes que se encontram em processos de internacionalização, além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas do Programa Franchising Brasil.

O diretor Internacional da ABF, Natan Baril, ressalta que a retomada de um ritmo melhor na internacionalização de franquias se refletiu também nas marcas chanceladas. “No ano passado tivemos o nosso recorde, o que aponta mais uma vez o apetite das franquias brasileiras nesta área. Além disso, a intensa digitalização que vivemos pode apoiar e facilitar esse processo e temos ainda mercado com grande potencial pouco explorados, como é o caso da China”.

Franquias brasileiras avançam em outros territórios

Demonstrando aceleração do ritmo de internacionalização, as redes de franquias brasileiras registraram um crescimento de 16% na atuação além-fronteiras em 2022 frente a 2021; no período anterior (2020-2021) a variação foi de 12,27%. O número de marcas no exterior subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%.

Entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.

Confira a lista completa das empresas chanceladas:

AÇAÍ CONCEPT, ACQUAZERO, ANJOS COLCHÕES, BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL, BIBI, BILLY THE GRILL, CAFÉ DU CENTRE, CASA DO CONSTRUTOR, CHILLI BEANS, CLEANNEW, DANK IDIOMAS, DEPYL ACTION, DOUTOR SOFÁ, EMAGRECENTRO, EMPORIUM DA BELEZA, ESPAÇOLASER, FINI, FÓRMULA ANIMAL, HERING STORE, HOPE LINGERIE, HOT N’ TENDER, IGUI, INFLUX ENGLISH SCHOOL, INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS, KINGDOM AÇAÍ, KUMON, L`ENTRECÔTE DE PARIS, LEZ A LEZ, LIMPEZA COM ZELO, LIZ LINGERIE, LOCALIZA, MAGRASS, MAPLE BEAR, MORANA, MUNDO A PARTE, NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL, NUMBER ONE CHICKEN, NUTTY BAVARIAN, O BOTICÁRIO, OAKBERRY AÇAÍ BOWLS, ONODERA ESTÉTICA, PATRONI PIZZA, PIZZA CREK, PIZZA DO RÃO, PUKET, QUEM DISSE, BERENICE?, ROCKFELLER LANGUAGE CENTER, RONALDO ACADEMY, SCHOOL OF ROCK, SÓBRANCELHAS, SOBRANCELHAS DESIGN, SUSHIRÃO, TURQUESA ESMALTERIA, USAFLEX, VIDA LEVE, WIZARD BY PEARSON

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile