COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Comunicação: Veja o que será tendência nas produções audiovisuais este ano

A produtora de vídeos Simone Cyrineu lista sete tendências para comunicação
audiovisual corporativa em 2024

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Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing

Ano após ano as produções audiovisuais são apontadas como ferramentas eficazes de
comunicação. Segundo a Kantar IBOPE Media, vídeos são consumidos por 98% dos
brasileiros. Os conteúdos se configuram como estratégia para marcas de todos os
setores e tamanhos para atingirem os seus respectivos resultados e públicos. Porém,
diante da diversidade de canais e plataformas, as organizações devem superar o
desafio de encontrar o próprio tom.

Pensando nisso, a thanks for sharing, produtora especializada em vídeo motion design,
que oferece inteligência e experiência audiovisual, listou 7 tendências para
comunicação audiovisual corporativa para 2024:

Estratégias pautadas em dados:
Aposta em dados e análise destas informações são pilares essenciais não somente para
produzir um conteúdo direcionado a uma audiência específica com mais assertividade,
mas também para avaliar campanhas já realizadas e emitir relatórios de desempenho
que melhorem os dados obtidos e, consequentemente, os resultados finais.

Criação de experiências:
Cada vez mais, empresas apostam na união do mundo físico ao digital para criar
experiências. “Também é essencial proporcionar experiências aos consumidores para
que haja lembrança e conexão entre eles e as marcas. Nesse sentido, as estratégias de
marketing digital devem se complementar com ações no mundo físico, criando
experiências integradas para o público”, opina Simone Cyrineu, CEO e fundadora
da thanks for sharing.

Foco no usuário:
Tendência relacionada à criação de experiências, o foco no usuário envolve o
entendimento de que a UX (experiência do usuário) é fundamental em todas as
estratégias. Na mesma linha, o UX Design e o UX Writing possuem papéis importantes
para garantir uma jornada satisfatória, proporcionando personalização e solução de
problemas aos clientes.

Hiperpersonalização:
Mais do que personalização, já se fala sobre hiperpersonalização, a qual é eficaz para
aumentar a conversão de clientes. Para a tendência, a inteligência artificial pode
auxiliar a processar quantidades enormes de dados, otimizando fluxos e entregas.
Neste caso, o relacionamento humano entre empresa e cliente não deixa de ser
importante para personalização de conteúdos.

Utilização de Inteligência Artificial:
A IA Generativa auxilia no processamento de linguagem natural (NLP), como ChatGPT,
oferecendo rapidez em tarefas como briefing, revisão de textos, transcrição e resumo
de legendas. “Ao mesmo tempo que a automação é valiosa para otimizar fluxos de
trabalho, também é necessário tomar cuidado com o uso excessivo da IA e sempre
combinar o uso desta tecnologia ao conhecimento humano”, analisa Cyrineu.

Marketing de conteúdo e de influenciadores:
Com o surgimento de novas redes sociais, as oportunidades para
criar conteúdos relevantes estão cada vez mais possíveis – e mais desafiadores. Assim,
faz-se necessário investir em formatos de conteúdos como e-books e conteúdos de
interação com o público para fortalecer o engajamento e a identificação com a marca.
Uma das maneiras de interação, inclusive, é o marketing de influenciadores, os quais
constroem relações de confiança com seus seguidores, tornando recomendações mais
autênticas e confiáveis.

Atenção a questões sociais e ambientais:
Empresas que atuam com consciência social fortalecem seu propósito e sua atuação
frente a colaboradores, fornecedores e clientes. A postura também retém e atrai
talentos e consumidores, uma vez que essas questões têm sido um fator crítico,
especialmente entre millenials e GenZ. “Mas, para que as empresas adotem essas
causas, é preciso que o posicionamento seja verdadeiro para ter o impacto desejado.
Vemos muitas companhias por aí se comprometendo com sua audiência por meio de
campanhas não verdadeiras”, finaliza a especialista.

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