NEGÓCIOS

Investir em estratégias para a geração Z pode impulsionar o seu negócio

Jovens chegam ao mercado consumidor com novas prioridades e estão sempre em busca de novidades

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Eric Vieira

Com o passar dos anos, é possível observar que os consumidores estão cada vez mais
exigentes, apresentando novos perfis de compras e, muitas vezes, mais interessados
no acesso e na qualidade da experiência do que na posse dos produtos. Essa mudança
reflete a entrada dos jovens da geração Z no mercado consumidor, nascidos entre
1995 e 2010, com prioridades diferentes e desafiadoras para os empresários.

Para Eric Vieira, head de e-commerce da multinacional brasileira FCamara, ecossistema
de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, os empresários
precisam estar atentos para entender o público e não ficar para trás. “Essa geração, ao
meu ver, é ainda mais exigente quando falamos de agilidade e prontidão, ainda mais
no meio digital, pois são pessoas que já nasceram na era tecnológica e sabem tudo
desde muito cedo”, pontua o executivo.

Geração numerosa

A geração Z, segundo a ONU, já é a mais numerosa do mundo, representando 32% da
população. As principais análises de perfil e hábitos de consumo desse grupo sugerem
que eles estão sempre em busca de novidades e dificilmente acabam sendo fiéis a
produtos e marcas, pois gostam de pesquisar, inovar e se diferenciar. Além disso, são
financeiramente mais atentos, sempre em busca de estratégias digitais que os
beneficiem, como descontos e cashbacks.

Requisito é ser phygital

Estimativas do mercado apontam que esses jovens chegam a compartilhar cinco telas
ao mesmo tempo, incluindo computador, celular, TV, consoles e até acessórios, como
smartwatches.

“Podemos concluir que é uma geração predominantemente omnichannel, que, apesar de nascerem no mundo digital, recebem o impacto também nas experiências físicas. Na medida em que os hábitos de consumo vão mudando, os clientes vão demonstrando mais receptividade às inovações e tendências vão surgindo, como o phygital. Ele é particularmente compatível com a geração Z”, afirma Vieira.

Redes sociais atraem para o seu e-commerce

As redes sociais são responsáveis por melhor alcançar a geração Z. De acordo com o
Instagram, a plataforma de lojas embutidas no próprio aplicativo foi responsável por
59% das vendas realizadas através de redes sociais. O aplicativo é o mais utilizado por
84% dos internautas entre 16 e 29 anos, segundo pesquisa da Opinion Box. É crucial
que haja investimento do empreendedor em influenciadores, publicidade, e marketing
digital nas redes sociais.

Isso sem mencionar o TikTok, um em cada quatro usuários (23%) afirmaram que
descobriram algo na plataforma e foram comprar imediatamente, segundo a
plataforma. “Já existem relatos no mundo todo capazes de afirmar o poder do TikTok
na divulgação de marcas e produtos. As pessoas vão atrás deles por conta da rede
social”, finaliza Eric.

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