EMPREENDEDORISMO

Dificuldade na gestão é o maior problema entre empreendedores jovens

O mercado de trabalho fragilizado é um dos fatores que impulsiona os jovens brasileiros a buscarem empreender, porém, nem todos estão preparados para enfrentar as dificuldades

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Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um dos principais protagonistas no
cenário global do empreendedorismo. Com uma população ávida por oportunidades, o
país viu surgir um número significativo de novos empreendedores, conforme revelado
pela recente pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O Brasil figura entre
os dez países com maior índice de empreendedorismo, são cerca de 14 milhões de
empreendedores, o que representa 9,9% da população adulta.

O mercado de trabalho fragilizado é um dos fatores que impulsiona os jovens
brasileiros a buscarem empreender, seja pela busca por independência financeira,
mais autonomia, flexibilidade de horário ou pela oportunidade de oferecer
produtos/serviços inovadores.

Gestão e expansão

No entanto, por trás desses números promissores da pesquisa, existem desafios
significativos. Muitos empreendedores jovens enfrentam dificuldades na gestão e
expansão de seus negócios.

Renan Kaminski, CMO e sócio da empresa 4blue, especialista em gestão de pessoas e processos, ressalta que: “Muitos começam seus empreendimentos sozinhos devido à falta de capital para investir, o que muitas vezes resulta em desafios na gestão e nos processos do negócio”.

José Augusto, empreendedor de 33 anos, viu seu sonho de abrir uma cervejaria com os
amigos se tornar um problema. “Nós fizemos investimentos significativos em uma fábrica própria, adquirimos maquinário e realizamos reformas no imóvel para atender às especificações do nosso negócio. No entanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, nos vimos obrigados a operar exclusivamente através do serviço de entrega
por um período de um ano e meio. Mesmo com a retomada do mercado, nunca
conseguimos recuperar completamente nossa posição anterior, principalmente devido
à intensa concorrência de novas cervejarias artesanais e ao aumento exorbitante dos
preços dos insumos”, conta.

Hoje, após 5 anos da abertura de seu empreendimento, José Augusto precisou
recorrer novamente ao trabalho de carteira assinada para conseguir sobreviver e
continuar pagando as contas do empreendimento.

Planejamento é essencial

A falta de planejamento e pesquisa de mercado na hora de abrir e investir em
negócios, além de fatores imprevisíveis, faz com que muitos jovens não consigam
crescer e expandir.

O especialista em expansão, Dema Oliveira, explica que para analisar o momento
adequado de expandir o seu negócio é essencial sintonizar-se com os sinais que o
mercado apresenta. Quando seus clientes começam a demandar seu produto em
novas regiões, isso indica uma oportunidade de crescimento horizontal. Além disso, a
autoavaliação é crucial; se você acredita ter alcançado o máximo potencial e domina o
mercado, talvez seja hora de considerar a aquisição de concorrentes ou o
desenvolvimento de novos produtos e serviços. Esses são os primeiros indícios de que
chegou o momento de expandir.

“A expansão de um negócio não se resume apenas a seguir um plano pré-estabelecido,
mas sim a estar atento aos sinais do mercado e agir com assertividade quando surgem
oportunidades. Entender os pedidos dos clientes em novas regiões, realizar uma
autoavaliação realista do potencial do negócio e explorar diversas formas de
crescimento são os primeiros passos para identificar o momento propício para
expandir”, comenta Dema Oliveira.

Falta de conhecimento

Em grande parte, os jovens acabam optando por abrir seu negócio sem ter o
conhecimento necessário das necessidades básicas de uma empresa, como gerir,
administrar, precificar, impostos, insumos e custo operacional, motivados pela
necessidade de sobreviver e ter qualidade de vida. Muitos precisam ajudar nos custos
de casa, pagar faculdade, plano de saúde, ajudar a família e acabam vendo no
empreendedorismo a oportunidade de uma vida melhor.

“A maioria de nós não foi educada para saber lidar com dinheiro, para ter sucesso,
para ser rica e assim por diante. A maioria de nós tem crenças financeiras limitantes.
Então, não tem outro caminho, o jovem empreendedor vai ter que estudar, vai ter que
se capacitar, vai ter que entender o seu comportamento financeiro pessoal e vai ter que aprender as técnicas financeiras para o negócio, porque do contrário, vai vender,
vai vender, vai vender e não vai ver a cor do dinheiro”, comenta Renan Kaminski.

A força que o empreendedorismo jovem vem adquirindo está relacionada à
globalização do mundo dos negócios e ao desenvolvimento de novas ferramentas
tecnológicas, que possibilitam criar suas próprias oportunidades, abrindo espaço para
a criação de empresas em diferentes setores.

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