FRANQUIAS
Delivery Much aposta na democratização do delivery no interior do Brasil
A rede se torna a maior franquia de aplicativos de delivery do país com foco em cidades com menos de 150 mil habitantes
A maior franquia do Brasil de aplicativos de delivery, a Delivery Much, foi criada há 13
anos e se tornou referência em empreendedorismo fora dos maiores centros urbanos.
Presente em 14 estados, com pelo menos 4 milhões de usuários cadastrados, além de
mais de 10 mil restaurantes parceiros. A maior parte delas com até 150 mil habitantes,
como é o foco do modelo de negócio liderado pelo CEO e fundador Pedro Judacheski,
que tem planos ousados de expansão. Até o final de 2025, o objetivo é agregar 50
franquias novas apenas no estado de Santa Catarina, além de outros municípios
brasileiros, e avançar na democratização do setor.
Mercado no Brasil
O mercado de delivery brasileiro está entre os mais consolidados do mundo. No
entanto, também está concentrado, o que naturalmente aumenta os desafios para
garantia de uma concorrência mais justa. Se o panorama não mudar, avalia Judacheski,
o segmento vai continuar com ”um cara muito grande, os outros todos muito
pequenos; e com isso vários vão morrer”. Ele enfatiza que a falta de concorrência é
prejudicial para os lojistas, para os consumidores e para a economia de forma geral.
Não são poucos, no entanto, os trunfos da marca em meio a esse cenário desafiador.
Fundada em Santa Maria (RS) e agora com sede em Florianópolis, a Delivery Much
virou um caso de sucesso de inovação ao apostar em pequenas e médias cidades. O
propósito é oferecer alternativa em delivery à população com uma tecnologia robusta,
domínio da operação da franquia digital e operação de uma plataforma que gera
benefícios para os três públicos envolvidos: clientes finais que utilizam o aplicativo,
estabelecimentos e franqueados.
Expansão da rede
Desde a implantação do modelo de franquia, o faturamento tem gerado mudança de
vida já na primeira etapa de trabalho com o app, mas com expectativa de voos ainda
mais altos. Dependendo da estratégia, podem fazer parte do seleto ”Clube do Milhão”,
que reúne os maiores franqueados da marca no país e que em dezembro vão
participar de uma imersão em Jurerê Internacional, em Florianópolis, com o objetivo
de discutir os planos para 2025 e que é preparatória à convenção da empresa marcada
para março.
Outros diferenciais também ajudam a explicar a expansão do modelo de franquias,
como o baixo investimento inicial, a flexibilidade do empreendedor, a tecnologia de
ponta e o suporte permanente prestado aos parceiros em todo o país. ”O franqueado
não vai estar sozinho na cidade dele”, costuma destacar Judacheski.
”A Delivery Much tem uma pegada muito humanizada, a equipe consegue suprir toda
a necessidade de tecnologia, sempre está atenta ao que está acontecendo, se
preocupa e tem empatia. É cultural mesmo, e isso é muito raro”, afirma Marcos
Roberto Stumpf, 39 anos, franqueado desde maio deste ano em São Miguel do Oeste,
cidade de 44,3 mil habitantes no extremo oeste de Santa Catarina. Ele e o sócio Tiago
Luiz Leite, também com 39 anos, estão com 50 estabelecimentos gastronômicos
parceiros e projetam dobrar o número até janeiro. O crescimento do valor
transacionado tem crescido 15% ao mês.