COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Criadoras de conteúdo lançam livro que mostra como usar a influência digital a favor das pequenas empresas

‘O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios’ foi lançado em Piracicaba

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Ser um influenciador digital se tornou uma das profissões mais vantajosas e hoje já
movimenta bilhões na economia mundial, segundo a Goldman Sachs Research. O
mercado mundial da chamada “Creator Economy” (Economia dos Criadores)
movimenta US$ 250 bilhões por ano, e tem projeção de crescimento para US$ 480
bilhões em 2027. Pensando nisso e em mostrar como as pequenas empresas podem
usar esse mercado a seu favor, Mariana Munis e Silmara Regina de Souza lançam o
livro “O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios”.

O objetivo da obra é fornecer insights práticos sobre como aplicar estratégias do
marketing de influência de maneira eficaz – já que hoje a maioria dos internautas
segue influenciadores nas redes sociais, segundo o Relatório Influenciadores Digitais
2023, feito pela Opinion Box e Influency.me. O estudo aponta que 75% das pessoas já
realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador. As redes
sociais apontadas como preferidas pelos usuários são Instagram e Youtube.

Profissão Influenciador

Segundo uma pesquisa feita em 2022 pela Nielsen, o Brasil tem 500 mil influenciadores
digitais com mais de 10 mil seguidores. O número é maior do que de profissões
tradicionais, como engenheiros (455 mil), dentistas (374 mil) e arquitetos (212 mil),
mas praticamente empata com o total de médicos (502 mil). Se levar em conta
influenciadores com pelo menos mil seguidores, o total ultrapassa os 10 milhões – mais
do que em qualquer outro país.

Conforme outra pesquisa, das agências Hootsuite e We Are Social, o Brasil também
está entre os países que mais segue influenciadores, ficando atrás apenas das Filipinas.

“Isso revela o poder que o marketing de influência exerce na decisão de consumo hoje, deixando de ser uma tendência para se consolidar como estratégia. O que vemos, especialmente para pequenos negócios, é a possibilidade de competir no mercado, aproveitando a confiança que influenciadores já conquistaram com seu público”, argumenta Silmara.

“Esses negócios podem chegar a mercados que não chegariam sozinhos, sem a ponte feita pelo influenciador. E isso vai além de aumentar a visibilidade, é uma forma ainda de fazer com que a marca seja percebida como parte da vida do consumidor”, completa a autora.

O livro

A obra é um guia prático voltado para pequenos negócios, com intuito de mostrar
como usar o mercado de influência a favor das empresas e aumentar a presença no
digital. Ele aborda questões essenciais, como a escolha de influenciadores certos,
estratégias eficazes de campanhas, e o impacto da “economia dos criadores” nas
pequenas empresas. Além disso, explora como construir comunidades engajadas e
autênticas, criando uma base sólida para o crescimento de marcas.

O livro foi lançado oficialmente em 4 de outubro, na Livraria Nobel do Shopping
Piracicaba, com noite de autógrafos com as autoras. Os interessados em adquirir a
obra podem encontrá-la na loja, além da versão digital na Amazon.com.

Sobre as autoras

Mariana Munis é docente da Universidade Mackenzie em Campinas, consultora de
marketing e criadora de conteúdo. Já Silmara Regina de Souza é consultora de
marketing pelo Sebrae SP, palestrante e, também, criadora de conteúdo. Juntas, elas
compartilham quase duas décadas de experiência no mercado digital e no
desenvolvimento de estratégias de marketing para negócios.

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