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Franquia de tecnologia cria sistema de cashback para franqueados

Victor Ruiz, sócio da Gigatron, uma franquia de software, teve a ideia de implementar o modelo de cashback para ajudar o franqueado no início da operação do seu negócio

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O cashback se tornou uma palavra muito conhecida nos últimos tempos. A palavra,
que é original do inglês, significa “dinheiro de volta”, se trata de um programa de
recompensas que devolve parte do valor gasto pelo cliente. O retorno pode ser feito
em dinheiro, crédito para novas compras ou troca por produtos e serviços. A estratégia
é muito usada para atrair e fidelizar clientes.

A técnica consiste na devolução de parte do valor de uma compra para o consumidor,
que pode ser devolvido em dinheiro na conta ou pode ficar armazenado em uma
“carteira digital” que poderá ser usada para diminuir o valor de compras futuras.

Diferente do desconto, o cashback é dado diretamente ao cliente antes da compra e o
dinheiro é concedido para o consumidor depois da aquisição do produto. Além disso, o
cashback pode ser usado em todos os produtos da marca, diferente do desconto, que
é usado em produtos específicos.

Vantagens do cashback

Oferecer cashback facilita a aquisição de clientes, e retém clientes que já compram da
marca, já que eles se sentem valorizados e se tornam propagadores da marca,
indicando os produtos ou serviços para os amigos. Diferente dos descontos diretos,
que reduzem parte do valor da compra, o cashback estimula o cliente a voltar e
explorar outros serviços.

Além disso, utilizar essa estratégia ajuda a empresa a conhecer as necessidades dos
seus clientes, coletando dados na hora de cadastrar o consumidor para receber o
cashback. Tudo isso gera mais valor para a marca, que ganha a confiança do público.

Cashback para franquias

O sistema de cashback é atrativo para franquias, sendo fácil de implementar e
gerenciar. Com esse modelo, a franquia consegue se diferenciar da concorrência,
posicionando a marca como líder em práticas de marketing eficazes e atraentes, por
meio da aquisição e retenção de clientes.

A Gigatron, uma franquia do setor de informática e eletrônica, usa essa estratégia para
atrair mais franqueados, oferecendo até 40% do valor de investimento inicial. A
quantia é diluída em 12 meses de campanhas de tráfego pago voltado para a geração
de leads da franquia.

A ideia de implementar esse modelo na franquia veio depois que franqueados
passaram a se preocupar com o cadastramento de leads, que são os contatos
interessados em produtos da marca. Por conta disso, o valor passou a ser
implementado em campanhas de marketing, visando resolver esse problema.

“O cashback surgiu a partir da demanda do franqueado por leads, foi aí que surgiu a ideia de criar um cashback voltado a campanhas de tráfego pago, pegar 40% do valor que o franqueado investiu inicialmente, e dividir em 12 meses de campanhas pagas. Faz cerca de 1 ano que a estratégia entrou em vigor”, esclarece Victor Ruiz, fundador da Gigatron.

Ele conta que o valor ajuda o franqueado no início do seu negócio. “A modalidade de
cashback que oferecemos ao franqueado, ajuda ele a logo no início da operação, já
converter novos clientes, e já ir criando uma base de contatos de possíveis clientes”,
explica.

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