FRANQUIAS
Rede de franquia cria o próprio app de delivery e otimiza atendimento personalizado
Di Matteo Açaí investiu em delivery próprio e plataformas integradas para a otimizar os processos, agilizar os pedidos e entregar o produto com a satisfação do cliente
O delivery é real em nossa vida, e atualmente é difícil imaginar o dia a dia sem ele.
Ninguém pode negar que a comodidade de fazer um pedido e receber a comida em
casa facilitou o dia a dia corrido de muitas pessoas. Sem contar aqueles momentos de
picos de desejo de comer um doce ou uma refeição diferenciada quando estamos com
preguiça de sair para comer fora. Nessas horas, o delivery é nosso melhor aliado.
A pandemia de Covid-19 popularizou ainda mais estes apps, e as empresas que não
aderiram ao sistema delivery ficaram para trás. De lá para cá, ele vem ganhando mais
destaque. Durante este período, os serviços de entrega representavam mais da
metade do faturamento de 56% dos estabelecimentos comerciais, segundo uma
pesquisa da VR Benefícios.
A Di Matteo Açaí, franquia de açaiteria com cremes especiais exclusivos, sabe muito
bem desta importância, e por isso, destina esforços para uma operação de delivery
super eficaz, garantindo que seus clientes tenham não só uma ótima experiência no
atendimento presencial. Para isso, ela está presente no principal player de delivery do
mercado, mas também conta com sistema próprio de entrega.
APP e site próprio
Além das unidades da Di Matteo espalhadas pela região sudeste e centro-oeste do
Brasil para um atendimento presencial, os clientes da Di Matteo podem contar com a
comodidade de fazerem seus pedidos via delivery por plataformas próprias da marca
(app e site) e pelo iFood.
Mesmo estando presente no maior marketplace de delivery do mercado (iFood), a Di
Matteo quis proporcionar uma experiência exclusiva e autêntica aos seus clientes por meio do delivery próprio. Segundo Henrique Machado, CEO e fundador da marca, este
investimento oferece várias vantagens aos negócios.
“Conseguimos minimizar erros, reduzir os custos dos franqueados, visto que essas grandes plataformas cobram altas comissões e taxas por pedido; temos maior controle e autonomia em todos os processos. Ainda, podemos ter uma base de dados própria com informações de nosso cliente, como seu de consumo, regularidade de compra, produtos e complementos preferidos.”
De acordo com Henrique, este conhecimento permite personalizar o atendimento, oferecendo ações promocionais de entregas personalizadas, e com isso, garantir uma alta taxa de retenção dos clientes.
Benefícios do delivery Di Matteo para os clientes
Mas não são apenas os franqueados que se beneficiam do delivery próprio da Di
Matteo. Ao optarem pela compra no app ou no site, os clientes aproveitam vantagens
exclusivas. “A primeira vantagem que nós oferecemos é um desconto de 10% na
primeira compra. Também contamos com descontos sazonais exclusivos e um
programa de fidelidade, o Di Matteo Lovers”, conta o CEO.
Dentre este pacote de benefícios, há, também, adicionais grátis, cremes exclusivos a
R$1,00, cupons de até 50% de desconto e sorteio de prêmios para os clientes
membros do programa. De acordo com Henrique, a Di Matteo aplica estratégias de
marketing para induzir os clientes a baixarem o app e fazerem o uso do delivery próprio.
“Realizamos distribuição de cartões com informações, campanhas de marketing por
meio de vídeos com influencers, aplicação de QR Code em nossos materiais digitais,
impressos e pelo site, divulgando esses benefícios.”
Otimização operacional do delivery
Um dos fatos interessantes sobre o delivery Di Matteo é que ele foi idealizado pelo
próprio CEO. Henrique atua no setor de tecnologia desde 2009, sendo assim, utilizou
sua expertise para ter um controle total dos processos, uma base de dados sólida e
personalização de acordo com as necessidades da rede.
Recentemente, o app foi unificado com o sistema principal de gestão, permitindo total
controle e gerenciamento das unidades. Além disso, o iFood também é integrado.
Desta forma, o cliente faz o pedido pela plataforma e, automaticamente, ele chega ao
PDV da Di Matteo, não só criando o pedido como também atualizando status,
pagamentos, cancelamentos e permitindo conversas pelo chat, o que otimiza bastante
a operação, já que exclui a necessidade de fazer estas tarefas manualmente. Isso dá
mais liberdade de tempo ao franqueado e proporciona um atendimento mais rápido
ao cliente.