FRANQUIAS

Empreender no agronegócio com franquia barata é uma boa oportunidade

Pouco explorado no interior, e com um leque de oportunidades, Reino Rural Franchising mostra como modelo de microfranquia tem chamado atenção para quem busca próprio negócio, mas dispõe de pouco capital

Published

on

Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising

O mercado de agronegócio sempre foi visto com uma maior relevância pelos
empreendedores brasileiros. Isso acontece porque o Brasil é um local movido pelas
commodities, fazendo com que tenha uma necessidade maior de gerar ofertas de
soluções para esse nicho.

Com isso, o modelo de microfranquias, que são marcas com investimento inicial de até
R$ 135 mil, passaram a chamar a atenção de quem deseja investir no mercado agro
brasileiro, pelo fato de ser um modelo que requer um capital inicial menor e com
possibilidade de gerar um alto faturamento. Além disso, são redes, que em sua
maioria, contam com a modalidade home based, facilitando a condução do negócio.

Microfranquias de agro em alta

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no
1º trimestre de 2024 o setor de Serviços e Outros Negócios registrou uma alta de
25,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2023. O aquecimento de serviços
no geral e o ótimo desempenho das redes ligadas ao agronegócio foram os que
alavancaram este segmento.

Além disso, ainda conforme o levantamento feito pela ABF, 7,8% das franquias são no
formato home based, reforçando também o crescimento dessa modalidade.

“As microfranquias têm conquistado espaço, principalmente, entre os
empreendedores de primeira viagem. O suporte e experiência das franqueadoras
auxiliam esses franqueados e contribuem para o alcance dos resultados, até mesmo aqueles que não possuem experiência no negócio. Consequentemente, o agronegócio
ganha muito com isso, fortalecendo um setor que já é tão grande no nosso país”,
analisa Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising, franquia
especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes.

Custos operacionais baixos e alta lucratividade

A visão geral do agronegócio brasileiro, para muitos, é de um setor que exige um
elevado valor de investimento, além de um custo alto para operar a empresa. Porém,
isso não acontece com as microfranquias home based, sendo justamente esse o caso
da Reino Rural.

Atualmente, o modelo home office da marca conta com um investimento inicial de até
R$ 41 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 34.900, capital de giro de R$ 2.100 e taxa
de instalação de R$ 4 mil, sendo esse último quesito um valor considerado baixo para
uma franquia de agro.

O faturamento bruto médio mensal chama a atenção, podendo chegar a R$ 57.700,
conforme o desempenho atingido pelo franqueado. Já o lucro líquido mensal é de R$ 29.400, com o retorno do investimento em cerca de 4 a 6 meses.

Comercialização de produtos é a chave do negócio

Uma característica, de grande valia no agro brasileiro, é empreender com produtos
escassos no mercado ou até mesmo de difícil aquisição por parte do cliente final, que é
o caso dos fertilizantes e suplementos alimentares.

“Contamos com produtos da linha de suplementação animal (bovinos, equinos, suínos e caprinos), bem como fertilizantes e corretivos do solo, trazendo o que existe de melhor no mercado nutracêutico, evitando perda de produtividade com estresse e/ou descarte do leite ou da carne devido aos resíduos”, detalha Matheus.

Ferraz também ressalta que todos os produtos são certificados, pois são adicionados
ao cocho em conjunto a qualquer nutrição oferecida aos animais (sal mineral, ração,
etc.). “Ou seja, é dispensado o manejo cansativo ao produtor e estressante aos
animais, com redução de custo e aumento de produtividade, sem riscos à saúde
humana ou à saúde animal, diferentemente da nutrição convencional.”

Expansão da marca

Ao visualizar essas oportunidades, o franqueado de uma unidade da Reino Rural
poderá se destacar em regiões que não são visadas por grande parte dos empresários,
como as cidades interioranas. Atualmente, a franquia conta com 33 operações, sendo
uma própria e 32 franqueadas.

Desejamos chegar a 40 unidades até o final de 2024 e praticamente todos os
municípios do país possuem campos para os nossos fertilizantes, produtos para a
pecuária, energia fotovoltaica e produtos financeiros da franquia parceria.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile