FRANQUIAS

Pastenina, uma das lanchonetes mais tradicionais da capital paranaense fatura R$ 1 milhão com pastel em formato de capivara

“Capistel”, o pastel em formato de capivara se tornou um dos principais atrativos turísticos de Curitiba

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A capivara, se tornou mascote da cidade de Curitiba em 2013, após virar meme nas
redes sociais. Desde então, o comércio local adotou o animal em seus produtos, com
destaque para o pastel em formato de capivara – carinhosamente chamado de
“Capistel”, que se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.

Quem contribuiu para essa conquista foram os amigos Alysson Wiinsch e Robson
Pawlak, fundadores da Pastenina, uma das lanchonetes mais tradicionais da capital
paranaense. Decididos a homenagear a cidade, a dupla lançou uma versão
diferenciada do pastel durante o aniversário de Curitiba, em março de 2023.

De lá pra cá, o prato se tornou marca registrada da casa, com mais de 1000 unidades
vendidas apenas em janeiro deste ano. Devido ao sucesso os sócios entraram para o
franchising e transformaram a Pastenina na primeira franquia de capistel do Brasil.

Franchising

Com investimento inicial de R$ 150 mil (já incluso taxa de franquia) os sócios
desenvolveram dois modelos de negócios: o Smart, com área de até 40m², destinado a
shoppings e centros comerciais; e o Standard, com espaço de até 80m², comum
catálogo maior de produtos (incluindo refeições), destinado a lojas de rua, que é o
principal foco da expansão no momento.

“Por ter essa proposta turística, acreditamos que a rua faz muito sentido. Quando viajamos, a ideia é passear, conhecer pontos turísticos, parques, museus e o comércio local, especialmente aquele mais familiar. O shopping tem uma função muito forte no quesito vendas, devido ao número maior de pessoas, mas é na rua que a gente para, explora e se diverte”, afirma.

Em 2023, com apenas uma unidade, a empresa faturou mais de R$1 milhão e pretende
superar a marca de R$1,4 milhão este ano, um crescimento de 62% em relação ao ano
anterior. A ideia é, por meio, dos novos modelos e aumento de catálogo, abrir mais de
10 unidades no primeiro ano (até meados de 2025).

“Capistel” em todo o Brasil

Atualmente, a marca conta com mais de 20 sabores doces e salgados, além de opções
veganas, e quer transformar o “capistel” em patrimônio brasileiro. De acordo com os
fundadores, o plano é tornar o prato famoso em todo território nacional, e criar ainda
adaptações regionais, observando as culturas e características locais.

“Curitiba tem hoje uma das maiores populações de capivaras do Brasil, com quase 200
animais vivendo livres nos parques. Por isso colocamos o capistel no cardápio, para
mostrar aos turistas uma maneira divertida e saborosa de conhecer a história da nossa
cidade. Mas o sucesso foi tanto que decidimos não apenas incluir de forma definitiva
no cardápio, mas fazer dele o nosso principal produto”, explica Alysson.

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