FRANQUIAS
Diferenciais no atendimento e produtos fez Di Matteo Açaí faturar R$ 13 milhões
Franquia foi inaugurada no auge da pandemia e focou em diferenciais que possibilitaram a expansão do negócio, que hoje soma mais de 30 unidades
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para o setor de
alimentação. No entanto, o que foi o motivo de falência para muitas empresas, para
outras, que inovaram no mercado e na forma de atender, serviu como um cenário
promissor para empreender.
Durante a pandemia (entre 2020 e 2022), o número de novas empresas no país
cresceu 25,3%, na comparação com os três anos que antecederam o Covid-19 (entre
2017 e 2019). Os dados são do governo federal, e foram levantados pela plataforma
Yooga.
A Di Matteo Açaí se enquadra nesta situação. Em agosto de 2020, enquanto a crise
sanitária assolava o Brasil, a franquia de açaí surgiu com uma proposta já pensada para
o “novo normal” que a pandemia instaurou. A matriz, que nasceu em Jales, interior de
São Paulo, não só resistiu aos ventos contrários como também se expandiu de forma
impressionante, conquistando o mercado e estabelecendo-se como uma referência em
qualidade e inovação.
O desafio de iniciar em tempos de crise
Henrique Machado, CEO e fundador da marca, reconhece que a decisão de lançar a Di
Matteo Açaí durante o auge da pandemia foi audaciosa e repleta de riscos, mas era
algo que ele estava disposto a assumir.
“Visto que no setor de alimentação, independentemente da situação, sempre haverá consumo, sempre pensando a curto, médio e longo prazo, mantive a decisão de abrir uma loja de Açaí, mesmo ouvindo opiniões negativas de pessoas que tenho como consultores e amigos.”
Este desejo foi impulsionado pela paixão pelo açaí, como consumidor, aliada à vontade
de empreender no segmento de food service. Mas Henrique sabia que para fazer o
negócio dar certo, a proposta teria que ser diferenciada: “então tive um pensamento e
visão de um formato de loja, com planejamento para o atual cenário de pandemia,
fortalecendo o delivery e o take away (cliente pede e passa para pegar)”.
Decidido a fazer dar certo, Machado definiu o nome, a ideia para a logomarca e qual
seria o posicionamento tal como o atendimento da marca. Para isso, se dedicou meses
fazendo testes dos produtos, como polpas, receitas de açaí e de cremes, prezando
sempre pela qualidade. “Outra etapa importante antes do início foi fazer testes às
cegas dos produtos, fiz com amigos, familiares, colaboradores de outras empresas”, relata.
O delivery como aliado
Durante a fase crítica da pandemia, a Di Matteo Açaí funcionou sem atendimento
presencial, adaptando-se rapidamente às novas exigências. Para isso, investiu em
estratégias eficazes de delivery, maximizando a eficiência no atendimento ao cliente.
“O delivery já estava bem definido, permitindo que o atendimento ao cliente
acontecesse, e sabia que se fosse validado nesse cenário difícil, após, isso a marca seria
sucesso.”
Sendo assim, esta modalidade não apenas garantiu a continuidade do negócio, mas
também fortaleceu a marca para o futuro, e ainda hoje segue sendo muito importante
para a Di Matteo, representando quase 54% de seu faturamento. O delivery é
fundamental para a rede especialmente durante os dias úteis da semana, quando há
muitos pedidos em escritórios, clínicas, empresas de modo geral e pessoas que estão
trabalhando.
A consolidação da marca e expansão para franquias
Desde o início, a Di Matteo Açaí se destacou pela inovação em seu cardápio, com
cremes de receitas exclusivas, como o Creme de Pistache Premium Di Matteo. Na
época, o pistache – um produto nobre – não estava tão presente em nossa culinária, e a
marca foi pioneira ao incluí-lo como acompanhamento de açaí. Henrique reconhece o
papel deste creme na conquista dos clientes.
“Temos certeza de que devido ao sabor e a qualidade da receita exclusiva do nosso
pistache, conquistamos e fidelizamos muitos clientes rapidamente. De lá para cá, o
sucesso se consolidou, e hoje é um produto em ascensão no mercado, e para a Di
Matteo, o principal complemento, que ajuda a conquistar novos clientes todos os
meses.” Outros acompanhamentos incluem creme de Nutella zero, Nutella branca e
ninho gourmet.
Com esta inovação no cardápio e estratégias de marketing bem estruturadas, não
demorou para que a Di Matteo se consolidasse em seu segmento. Estas ações envolviam campanhas em redes sociais, rádio, panfletagem e parcerias com pessoas
influentes. “Simulando a operação de um dia normal, enviamos copos para influencers,
colaboradores e outras pessoas, que acabaram postando nas suas redes sociais, e
rapidamente, criaram uma grande expectativa e o comentário entre as pessoas,
organicamente.”
Já no primeiro mês, o faturamento da Di Matteo Açaí ultrapassou R$ 87 mil. “A
consolidação da marca veio pela experiência que o cliente sempre tem ao acessar uma
unidade Di Matteo, produtos de extrema qualidade, cremes deliciosos e um
atendimento de excelência, com uso de tecnologias como App próprio, para otimizar e
agilizar o processo.” Não demorou muito e, logo, surgiu uma demanda para expandir a
marca pelo formato de franquia.
A entrada para o franchising aconteceu em 2022. “No início, as primeiras unidades
negociadas foram para clientes da loja, que já conhecia o produto, conceito, eram
consumidores da marca”, conta o CEO da Di Matteo. Em apenas dois anos, a rede
conta com 31 unidades franqueadas pelo Brasil, com um faturamento anual que
ultrapassa os R$ 13 milhões e que deve alcançar os R$ 15 milhões até o final de 2024.