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NEGÓCIOS

Centro de distribuição: como usar uma unidade estratégica para aumentar agilidade e eficiência na logística de uma empresa

Franquia Touti conta como seus dois centros de distribuição localizados em pontos
estratégicos que garantem redução de custos e agilidade para entrega dos produtos aos franqueados

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O mercado brasileiro de cosméticos gerou ótimos resultados no ano passado e
continua no mesmo ritmo em 2023. Isso se deve ao fato do aumento do consumo e à
intenção de compras por parte dos consumidores.

Em uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), aponta um crescimento de R$ 27,097 bilhões na
indústria brasileira de cosméticos até o ano de 2025. Já em um levantamento feito
pela NielsenlQ/Ebit, feito no primeiro semestre do ano passado, revela que o mercado
de cosméticos no país gerou um aumento de 24%, comparado ao mesmo período de
2021.

Para esse mercado gerar números tão impressionantes requer algumas estratégias
essenciais, como a distribuição dos cosméticos e dos cuidados logísticos para garantir a
execução. Pelo fato de contar com características muito próprias, esse segmento
apresenta um conjunto de desafios no que se refere ao gerenciamento do transporte.

Centro de distribuição

A Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e
corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – investiu em dois
centros de distribuição, com localização estratégica para gerar uma logística assertiva e
rápida.

“O centro de distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, consolidação de entregas, compartilhamento de frete e estoque. É primordial estar inserido em estados que estejam em rota estratégica das transportadoras, seja no modal aéreo ou rodoviário”, comenta Bárbara Araújo, coordenadora comercial da marca.

Pontos estratégicos

Antes de instalar um centro de distribuição é necessário uma análise minuciosa,
principalmente no setor de cosméticos. Dessa maneira, a Touti pensou em duas
regiões distintas, mas que são capazes de abastecer todo o país. “Atualmente,
contamos com dois centros de distribuição. O primeiro fica localizado na cidade de
Jaboatão dos Guararapes/PE e possui uma área de 1.800 m². O segundo está localizado
em São Paulo/SP, com um tamanho total de 1.200 m²”, detalha Bárbara.

O centro de distribuição de Pernambuco atende as regiões Norte e Nordeste do país, já
o da Capital paulista atende as regiões restantes, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“O motivo de escolhermos essas cidades é pela localização privilegiada. Em Pernambuco sempre tivemos logística, produção e administrativo, desde o começo da operação. Posicionar os CDs em locais que estejam próximos ao ponto de venda (PDV) ou às regiões em que seu produto se faz mais presente, facilita o processo de distribuição”, salienta Araújo.

Uma das principais vantagens de investir em um centro de distribuição é a economia
que ele gera tanto para a franqueadora, como para o franqueado, pelo fato de cortar
alguns custos. “Com a abertura do centro de distribuição de São Paulo e a divisão das
regionais atendidas, conseguimos aumentar a agilidade na coleta e despacho de
mercadorias, evitando o acúmulo de mercadorias no estoque e, consequentemente,
provocando a redução de custos ao franqueador e franqueado”, finaliza a
coordenadora comercial da Touti.

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NEGÓCIOS

Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife

Em ritmo de expansão, essa é a 11º loja própria da marca no País

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A marca Cris Barros inaugurou sua unidade no Nordeste, na cidade de Recife,
Pernambuco. Assinada pelo escritório Carolina Maluhy + Partners, responsável por
todos os espaços da marca desde o início, a loja conta com 300m². Na inauguração foi
apresentado a nova coleção de Outono Inverno 2024, “Genesis – A Origem da Criação”
que homenageia a jornada do criar.

Loja atemporal

O espaço carrega as mesmas características das principais lojas da marca:
atemporalidade e sofisticação, o projeto arquitetônico dividido em quatro salas por
tonalidades exclusivas da marca, com intuito de criar uma experiência completamente
imersiva.

“Criei a marca para transportar as pessoas a universos particulares, e agora é a jornada que quero homenagear. Com esse novo projeto arquitetônico em uma cidade tão solar, imaginamos ambientes diferentes criando uma odisseia imersiva e alegre, trazendo a harmonização de elementos naturais e artesanais da região a ares contemporâneos”, comenta a fundadora do negócio, Cris Barros.

Identidade

A nova identidade, reconhecida nas lojas da marca pelo Brasil, é facilmente notada
através da utilização de madeira respeitando a sua forma orgânica trabalhada pelo
designer de mobiliário Pedro Petry, artista plástico pioneiro na confecção de peças a
partir de madeiras de resíduos florestais e urbanos, resultando em mesas sustentáveis
lindas e totens desenhados à mão por Cris Barros e Carol Maluhy.

Diferenciais

Entre os diferenciais, o flagship store de Recife contará com uma presença maior das
cerâmicas de barro na fachada, em todo o piso da loja, no pilar da sala, em totens e
mesas expositoras. Obras do artista Francisco Brennand passaram por uma curadoria
da estilista para ocupar um lugar especial dentro da loja. Outro elemento destaque: a
escada metálica ornamental no centro da sala.

Marca em franca expansão

A unidade é a primeira na região, que já possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro,
Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

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NEGÓCIOS

Startup CCO2 lança recurso para auxiliar PMEs a compensarem sua pegada de carbono no planeta

O objetivo do negócio é prestar uma consultoria para facilitar a entrada no mercado de créditos de carbono

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Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2

Conhecido como o elemento da vida, o carbono está em todo lugar e é considerado
um dos químicos mais versáteis encontrados na natureza. Entretanto, sua presença no
meio ambiente em alta concentração tem impacto direto nas alterações climáticas.
Contraditoriamente, é possível afirmar que o “átomo da vida” é uma das principais
ameaças do planeta em um futuro breve.

O mercado de créditos de carbono surge dentro deste contexto, como uma alternativa
aos países desenvolvidos que não conseguem alcançar suas metas de redução de gases
e contribuem para o efeito estufa. Porém a modalidade, principalmente aqui no Brasil,
em sua grande maioria ainda contempla apenas grandes empresas, como companhias
da área de energia e agropecuária.

Auxílio para pequenas e médias empresas

A CCO2 é uma plataforma engajada em auxiliar pequenas e médias empresas a
compensarem, de maneira efetiva e prática, sua pegada de carbono no planeta. O
grande diferencial do negócio é prestar uma consultoria de maneira em que a entrada
no mercado de créditos de carbono seja desburocratizada e simplificada, possibilitando o acesso a todos que, de alguma maneira, desejam participar e contribuir com um planeta melhor, sem que abram mão de contrapartidas financeiras proporcionais à contribuição.

“Atualmente, nenhum setor econômico considera o custo de emissões em seus preços,
tanto de serviços como produtos. Esta prática, ou a fata dela, favorece aqueles que não tem compromisso com o meio ambiente. Criamos este sistema inovador que é capaz de transformar qualquer indivíduo cível ou jurídico em um agente ativo na conquista das metas da agenda 2030 da ONU, pois acreditamos que a única maneira de atingir os objetivos seja através da participação do maior número de pessoas, e não somente das maiores empresas ou governos”, explica Genésio Jr, um dos fundadores da CCO2.

Abrangência nacional

O fato é que, em caráter de urgência, é preciso reduzir a emissão do carbono e outros
Gases do Efeito Estufa, um assunto que é debatido há tempos por cientistas de todo
mundo na tentativa de combater o aquecimento global.

Com a plataforma, a CCO2 conseguirá abranger qualquer empresa em território
nacional com mais de 1000m² e viabilizar um número muito maior de concessão de
créditos de carbono através de análises ambientais desenvolvidas exclusivamente para
estas empresas, bem como beneficiar setores menores.

“Nossa ideia é pulverizar o dinheiro para os pequenos proprietários de reserva, como também apoiar os pequenos projetos de reflorestamento, aumentando assim a eficiência de aproveitamento dos recursos investidos”, finaliza Genésio.

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KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo

A abertura da flagship faz parte do plano de expansão da marca que irá levar sabores exclusivos ao carioca

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A KitKat Chocolatory, está em expansão e escolheu o Rio de Janeiro como o local para
a primeira loja fora do estado de São Paulo. Localizada no Barra Shopping, a flagship de
144m² possui uma imersão completa no universo da marca, apresentando sabores
exclusivos, como Biscoito de Polvilho, Açaí com Granola, Mate com Limão e Caipilé,
além do portfólio regular.

Experiências únicas

As lojas de KitKat Chocolatory têm como objetivo proporcionar experiências únicas, a
flagship no Rio de Janeiro permitirá uma verdadeira imersão na marca em um ambiente instagramável, refletindo a identidade da rede.

Além disso, os consumidores poderão criar seu próprio KitKat, escolhendo entre diversos recheios e toppings. A loja ainda apresenta uma seleção de cafés harmonizados com os chocolates, em colaboração com a Nespresso, além de drinks como smoothies, frappés e soda italiana.

Sabores especiais

Com o objetivo de trazer a autêntica essência do Rio para dentro da loja, a marca vai oferecer sabores especiais que capturam o espírito da Cidade Maravilhosa. O gifting I Love Rio conta com os sabores Polvilho, em homenagem ao famoso biscoito carioca; Açaí com Granola, que representa o estilo de vida saudável tão apreciado na cidade; Mate com Limão, bebida indispensável nas praias do Rio; e Caipilé, combinação única de Caipirinha de Limão com o tradicional sacolé.

“A marca conquistou os corações dos paulistas desde a chegada a São Paulo. A decisão de expansão para o Rio de Janeiro foi reforçada pela resposta positiva que o chocolate recebeu durante a participação no Rock in Rio 2022, sendo o snack mais vendido na Cidade do Rock com 215 mil unidades. Agora, com a chegada da KitKat Chocolatory à cidade, os cariocas terão a oportunidade de vivenciar essa paixão pelo chocolate de forma ainda mais intensa, com experiências únicas e sabores exclusivos que celebram a cultura e os gostos do Rio”, comenta Tatianna Perri, diretora de marketing de KitKat.

Produtos exclusivos aos brasileiros

Desde a chegada ao Brasil, KitKat Chocolatory lançou mais de 30 edições limitadas, que
entregam ao público sabores exclusivos, além de mais de 80 produtos que trazem uma
verdadeira imersão no universo da marca.

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