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COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Profissionais de SEO avaliam o amadurecimento e comentam sobre o futuro do setor no Brasil

O Brasil, tem presenciado um notável desenvolvimento de sua comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas

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Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a arte e a ciência da Otimização de
Mecanismos de Busca (SEO) se tornaram cruciais para empresas e marcas que desejam
se destacar no universo online. O Brasil, reconhecido como um mercado digital em
rápido crescimento, tem testemunhado um notável amadurecimento de sua
comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas.

Lisane Andrade

Para Lisane Andrade, especialista em SEO e co-fundadora da Niara, a comunidade de
SEO no Brasil é extremamente atuante e aberta ao futuro. “Com uma comunidade
ativa e colaborativa, profissionais brasileiros têm se destacado não apenas no cenário
nacional, mas também internacionalmente. O intercâmbio de conhecimentos, as
discussões produtivas e o compromisso com a inovação são marcas registradas da
nossa comunidade”.

Das origens ao reconhecimento

No início dos anos 2000, SEO era um tema pouco conhecido no Brasil. Os primeiros
profissionais a explorar essa área foram autodidatas, enfrentando desafios de falta de
materiais em português e escassez de cursos especializados.

Erick Formaggio, diretor da digital business, comenta sobre a evolução na área.

“Tecnologicamente, as plataformas de e-commerce careciam de estrutura SEO Friendly e não existiam ferramentas para facilitar e escalar o trabalho, como análises e monitoramento de dados. Culturalmente, havia falta de conhecimento sobre SEO no mercado, tornando difícil vender projetos. No entanto, eventos, como o SMX Search Marketing Expo em 2008, foram essenciais para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais.”

Para Catherine Battisti, SEO sênior na Adtail, a evolução do setor, ultrapassa a função
operacional. “Chegar nas primeiras posições e concorrer por termos populares,
sempre foram grandes desafios. Hoje, além desses, precisamos ter diferentes tipos de
conteúdo, e em diferentes canais, para atender da melhor forma as intenções de
pesquisas.”

Etapas

Cléo Silva, gerente de aquisição digital, analisa a passagem do tempo. “No início, o SEO
era mais simples e menos conhecido, permitindo que pequenas mudanças resultassem
em bons posicionamentos. Com o tempo, SEO evoluiu de um projeto com etapas
definidas para um produto contínuo, exigindo atenção constante para manter a
visibilidade nas SERPs”.

Ricardo Martins

Ricardo Martins, especialista em marketing digital e CEO da TRIWI, relaciona a
comunidade do SEO com o amadurecimento do setor. “Com o passar dos anos,
gigantes como o Google começaram a evoluir seus algoritmos para oferecer resultados
mais relevantes e úteis para os usuários. O Brasil, com seu mercado online em
crescimento, viu a emergência de uma comunidade SEO robusta e engajada. Eventos,
conferências, blogs e cursos surgiram, solidificando o SEO como uma disciplina
essencial no marketing digital brasileiro”.

Futuro

À medida que os mecanismos de busca continuam a aprimorar seus algoritmos e as
preferências do usuário evoluem, os profissionais de SEO precisam se adaptar e se
manter atualizados.

“O profissional deverá ter conhecimento em diversas outras áreas como Branding e
Métricas, além de contar com novas tecnologias como inteligência artificial e
automações para a execução de seu trabalho. Quanto à forma como a comunidade
SEO pode se unir para enfrentar esses desafios de maneira eficaz, acredito que a
colaboração e o compartilhamento de conhecimento serão fundamentais. A
comunidade SEO já é conhecida por sua disposição em compartilhar informações e
melhores práticas, e isso deve continuar no futuro”, finaliza Lisane.

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Assessoria de imprensa é uma das principais estratégias de comunicação para os empresários neste ano

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias, comenta que a estratégia é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio

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O mundo dos negócios muda a todo momento, com isso, muitos empreendedores estão pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores. Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano em curto tempo irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.

“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

Alta visibilidade

Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.

“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio,
matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade
pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando
interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.

Atuação da assessoria de imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de
colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de
criação de vínculos. “É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de
contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente
dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá
boas histórias ao veículo”, conta Renata.

Planejamento de comunicação

Um dos serviços realizados pela assessoria é o planejamento de comunicação, que será
o grande responsável por elencar os assuntos mais relevantes que serão transformados em pautas para a imprensa. Essa etapa é feita com um olhar estratégico, pensando em como a marca quer ser vista e reconhecida.

“Além disso, como já citado, a assessoria será responsável pelo relacionamento com a
imprensa. Também deverá tomar conta de toda parte de produção de conteúdo, como
os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com
a imprensa e gestão de crise nos momentos delicados da empresa”, finaliza a diretora
de comunicação da Fatos&Ideias.

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Hiperpersonalização promete revolucionar a experiência do cliente e gerar benefícios para as empresas

Esse recurso utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação e interações anteriores

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No mundo digital em constante evolução, as empresas buscam incessantemente maneiras de se conectar mais profundamente com seus clientes. Uma abordagem que está ganhando destaque é a hiperpersonalização, uma evolução além da personalização tradicional.

Fronteira da personalização

Hiperpersonalização é a nova fronteira da personalização, impulsionada pela avançada utilização de dados e tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Essa abordagem utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação, interações anteriores, comportamentos de compra e contexto atual do usuário, para oferecer ofertas, recomendações e conteúdos específicos para cada indivíduo.

“A hiperpersonalização representa uma poderosa ferramenta para empresas que buscam se destacar em mercados altamente competitivos e satisfazer as expectativas crescentes dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes”, afirma o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa.

Como utilizar os dados?

A riqueza de dados do cliente é crucial para criar uma experiência verdadeiramente
personalizada. No entanto, é fundamental respeitar a privacidade do consumidor.
Empresas que dominam o uso desses dados podem construir relacionamentos sólidos
com os clientes, superando suas expectativas em todos os aspectos.

Benefícios empresariais

– Aumento nas conversões e receita: ao oferecer experiências sob medida, as
empresas aumentam suas taxas de conversão, impulsionando a receita.

– Melhoria da lealdade do cliente: a hiperpersonalização fortalece o vínculo entre
clientes e marcas, resultando em maior fidelidade.

– Eficiência de marketing aumentada: o direcionamento preciso de recursos de
marketing aumenta a eficácia das campanhas.

– Diferenciação competitiva: a capacidade de oferecer experiências personalizadas
pode diferenciar uma empresa em mercados saturados.

Experiência do cliente

– Experiências mais relevantes e agradáveis: as interações com a marca se tornam mais
relevantes e úteis para cada cliente.

– Redução do esforço do cliente: recomendações precisas simplificam a jornada de
compra, aumentando a satisfação do cliente.

– Comunicação proativa e relevante: os clientes recebem ofertas e informações
pertinentes aos seus interesses, tornando a comunicação mais eficaz.

– Sensação de ser único e valorizado: cada cliente se sente reconhecido e valorizado
pela empresa, contribuindo para uma percepção positiva da marca.

Desafios ao implementar a hiperpersonalização

Esses desafios podem variar desde questões técnicas e de dados até considerações
éticas e de privacidade. Abordar esses desafios eficazmente é crucial para o sucesso da
hiperpersonalização.

Primeiramente, a coleta e integração de dados provenientes de diversas fontes podem
ser complicadas devido à existência de silos de dados. Em seguida, manter a qualidade
e atualização dos dados é crucial para evitar personalizações mal direcionadas. A
escalabilidade das soluções de IA é uma preocupação, exigindo expertise técnica e
investimentos significativos.

Já a privacidade e segurança de dados são fundamentais, considerando regulamentações como GDPR e LGPD. A análise eficaz dos dados para insights acionáveis é outro desafio, assim como equilibrar a personalização sem invadir a privacidade do cliente.

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Assessoria de imprensa: Conheça os passos para gerar leads qualificados

Especialista em comunicação fala sobre como usar algumas estratégias que possibilitam gerar mais leads para o seu negócio e com maior dinamismo tendo o
auxílio da assessoria de imprensa

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Renata Brito, diretora de comunicação

A assessoria de imprensa tem papel importante quando se fala em ter uma imagem da
empresa junto ao mercado. Mas sabia que com ela também é possível gerar leads para
o seu negócio?

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de
assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por
meio da mídia – explica que nesse caso é interessante unir a estratégia da assessoria
com o marketing digital da empresa. Ou seja, trazer para junto essas duas táticas pode
gerar grandes oportunidades de negócios, tanto para B2B quanto B2C.

“O marketing tem um grande peso quando o assunto é gerar leads, porém, é muito comum hoje compartilhar nas mídias sociais assuntos conquistados na mídia, bem como no próprio site institucional, além de importantes canais como o LinkedIn. Esse tipo de estratégia reflete no aumento de valor do tráfego orgânico e ainda valoriza a marca, mesmo que seja numa forma indireta na geração de leads”, analisa Brito.

O poder da parceria em mkt e assessoria

A diretora de comunicação lista algumas estratégias importantes de como integrar a
assessoria de imprensa com o marketing digital. Conheça:

Hiperlink: ainda pouco usado nos textos, os links âncoras acabam sendo uma
boa estratégia de ajudar o leitor a ter mais informação sobre sua empresa, inclusive de conceitos mais complexos. Ele também é capaz de gerar mais tráfego para o website, vale repensar sobre a partir de agora começar a usar links.

Case de sucesso: Compartilhe nas redes sociais testemunhos de clientes e no caso de redes de franquias utilize a história dos seus franqueados. Histórias inspiradoras e feedbacks de clientes geram muitos cliques.

Divulgue os clippings: sabe aquele relatório que o seu assessor de imprensa divulga semanalmente para você sobre os clippings? Pois bem, não deixe ele guardado na sua caixa de e-mail, passe a usá-lo sempre! Comece a divulgar as notícias que foram publicadas em portais sobre o seu negócio na sua própria rede social; no site institucional; nas próprias newsletters para que os seus clientes e franqueados vejam o que está acontecendo. Com certeza, essa
estratégia trará mais visitas para o seu site e de quebra ainda ajuda a aumentar seguidores nas suas páginas.

Renata reforça que a assessoria de imprensa não é responsável pelos leads, mas a
credibilidade e visibilidade abre essa oportunidade. E que o marketing digital não se
resume em gerar leads, mas é uma das possibilidades que traz valor para o cliente.

“A comunicação é algo que está sempre mudando e é importante buscar novas formas
de se comunicar com o seu público, e algumas estratégias auxiliam ainda mais a chegar
até eles. Nós da Fatos&Ideias, por exemplo, analisamos a forma de se comunicar com
meios de comunicação tradicionais, bem como versões online como blogs e sites, que
requerem uma linguagem mais curta e palavras-chaves. Caso contrário a estratégia
não funciona e os materiais ficam poucos atraentes”, finaliza Brito.

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