Siga-nos

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Standout utiliza IA generativa como solução para melhoria de SEO

Objetivo da empresa com a IA também é de aprimorar a comunicação entre marcas e consumidores

Publicado

em

Crédito: Luciano Alves

Não é mais nenhuma novidade que a Inteligência Artificial (IA) tem dominado o cenário digital, contribuindo para estratégias de milhares de empresas. A Standout, que já conta com oito anos de mercado, utiliza a ferramenta nos seus serviços, para potencializar o alcance de vitrines digitais, bem como aprimorar a comunicação entre marcas e consumidores.

“O objetivo é oferecer mais relevância para a marca, impactando o consumidor com um conteúdo alinhado ao que procura e que o ajude a compreender a usabilidade do produto e outras informações relevantes que colaboram para a decisão de compra do consumidor”, explica a CEO e cofundadora da empresa, Andrea Miranda.

Benefícios da IA

De modo geral, a IA generativa funciona como um sistema capaz de gerar texto, imagens ou outros formatos a partir de solicitações em linguagem comum. Ela utiliza modelos generativos, como referência de linguagem, para mostrar novos dados com base em outro conjunto de dados de treinamento usados para criá-los.

No caso da Standout, a tecnologia está conectada ao conteúdo que a marca coloca na solução da martech. A partir disso, disponibiliza palavras-chave para a melhoria de SEO e de indexação por mecanismos de busca. “Ela ajuda a finalizar o conteúdo da vitrine digital para utilizar as palavras que vão surtir mais efeito para o cliente dessa marca a encontrar o produto desejado”, afirma a executiva.

Para consolidar a comunicação e entregar as informações úteis sobre os benefícios e os diferenciais dos produtos, a solução da Standout permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais (também conhecido com conteúdo enriquecido), bem como a distribuição automática e em tempo real das vitrines em mais de 300 e- commerces parceiros da martech.

“Além disso, coletamos e entregamos uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine digital para as marcas, com o objetivo que elas compreendam o que acontece dentro do seu conteúdo enriquecido e tome decisões para futuras estratégias para momentos importantes como Black Friday e Natal”, finaliza a Andrea.

Continue Lenado

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Hiperpersonalização promete revolucionar a experiência do cliente e gerar benefícios para as empresas

Esse recurso utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação e interações anteriores

Publicado

em

Por

No mundo digital em constante evolução, as empresas buscam incessantemente maneiras de se conectar mais profundamente com seus clientes. Uma abordagem que está ganhando destaque é a hiperpersonalização, uma evolução além da personalização tradicional.

Fronteira da personalização

Hiperpersonalização é a nova fronteira da personalização, impulsionada pela avançada utilização de dados e tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Essa abordagem utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação, interações anteriores, comportamentos de compra e contexto atual do usuário, para oferecer ofertas, recomendações e conteúdos específicos para cada indivíduo.

“A hiperpersonalização representa uma poderosa ferramenta para empresas que buscam se destacar em mercados altamente competitivos e satisfazer as expectativas crescentes dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes”, afirma o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa.

Como utilizar os dados?

A riqueza de dados do cliente é crucial para criar uma experiência verdadeiramente
personalizada. No entanto, é fundamental respeitar a privacidade do consumidor.
Empresas que dominam o uso desses dados podem construir relacionamentos sólidos
com os clientes, superando suas expectativas em todos os aspectos.

Benefícios empresariais

– Aumento nas conversões e receita: ao oferecer experiências sob medida, as
empresas aumentam suas taxas de conversão, impulsionando a receita.

– Melhoria da lealdade do cliente: a hiperpersonalização fortalece o vínculo entre
clientes e marcas, resultando em maior fidelidade.

– Eficiência de marketing aumentada: o direcionamento preciso de recursos de
marketing aumenta a eficácia das campanhas.

– Diferenciação competitiva: a capacidade de oferecer experiências personalizadas
pode diferenciar uma empresa em mercados saturados.

Experiência do cliente

– Experiências mais relevantes e agradáveis: as interações com a marca se tornam mais
relevantes e úteis para cada cliente.

– Redução do esforço do cliente: recomendações precisas simplificam a jornada de
compra, aumentando a satisfação do cliente.

– Comunicação proativa e relevante: os clientes recebem ofertas e informações
pertinentes aos seus interesses, tornando a comunicação mais eficaz.

– Sensação de ser único e valorizado: cada cliente se sente reconhecido e valorizado
pela empresa, contribuindo para uma percepção positiva da marca.

Desafios ao implementar a hiperpersonalização

Esses desafios podem variar desde questões técnicas e de dados até considerações
éticas e de privacidade. Abordar esses desafios eficazmente é crucial para o sucesso da
hiperpersonalização.

Primeiramente, a coleta e integração de dados provenientes de diversas fontes podem
ser complicadas devido à existência de silos de dados. Em seguida, manter a qualidade
e atualização dos dados é crucial para evitar personalizações mal direcionadas. A
escalabilidade das soluções de IA é uma preocupação, exigindo expertise técnica e
investimentos significativos.

Já a privacidade e segurança de dados são fundamentais, considerando regulamentações como GDPR e LGPD. A análise eficaz dos dados para insights acionáveis é outro desafio, assim como equilibrar a personalização sem invadir a privacidade do cliente.

Continuar Lendo

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Assessoria de imprensa: Conheça os passos para gerar leads qualificados

Especialista em comunicação fala sobre como usar algumas estratégias que possibilitam gerar mais leads para o seu negócio e com maior dinamismo tendo o
auxílio da assessoria de imprensa

Publicado

em

Por

Renata Brito, diretora de comunicação

A assessoria de imprensa tem papel importante quando se fala em ter uma imagem da
empresa junto ao mercado. Mas sabia que com ela também é possível gerar leads para
o seu negócio?

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de
assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por
meio da mídia – explica que nesse caso é interessante unir a estratégia da assessoria
com o marketing digital da empresa. Ou seja, trazer para junto essas duas táticas pode
gerar grandes oportunidades de negócios, tanto para B2B quanto B2C.

“O marketing tem um grande peso quando o assunto é gerar leads, porém, é muito comum hoje compartilhar nas mídias sociais assuntos conquistados na mídia, bem como no próprio site institucional, além de importantes canais como o LinkedIn. Esse tipo de estratégia reflete no aumento de valor do tráfego orgânico e ainda valoriza a marca, mesmo que seja numa forma indireta na geração de leads”, analisa Brito.

O poder da parceria em mkt e assessoria

A diretora de comunicação lista algumas estratégias importantes de como integrar a
assessoria de imprensa com o marketing digital. Conheça:

Hiperlink: ainda pouco usado nos textos, os links âncoras acabam sendo uma
boa estratégia de ajudar o leitor a ter mais informação sobre sua empresa, inclusive de conceitos mais complexos. Ele também é capaz de gerar mais tráfego para o website, vale repensar sobre a partir de agora começar a usar links.

Case de sucesso: Compartilhe nas redes sociais testemunhos de clientes e no caso de redes de franquias utilize a história dos seus franqueados. Histórias inspiradoras e feedbacks de clientes geram muitos cliques.

Divulgue os clippings: sabe aquele relatório que o seu assessor de imprensa divulga semanalmente para você sobre os clippings? Pois bem, não deixe ele guardado na sua caixa de e-mail, passe a usá-lo sempre! Comece a divulgar as notícias que foram publicadas em portais sobre o seu negócio na sua própria rede social; no site institucional; nas próprias newsletters para que os seus clientes e franqueados vejam o que está acontecendo. Com certeza, essa
estratégia trará mais visitas para o seu site e de quebra ainda ajuda a aumentar seguidores nas suas páginas.

Renata reforça que a assessoria de imprensa não é responsável pelos leads, mas a
credibilidade e visibilidade abre essa oportunidade. E que o marketing digital não se
resume em gerar leads, mas é uma das possibilidades que traz valor para o cliente.

“A comunicação é algo que está sempre mudando e é importante buscar novas formas
de se comunicar com o seu público, e algumas estratégias auxiliam ainda mais a chegar
até eles. Nós da Fatos&Ideias, por exemplo, analisamos a forma de se comunicar com
meios de comunicação tradicionais, bem como versões online como blogs e sites, que
requerem uma linguagem mais curta e palavras-chaves. Caso contrário a estratégia
não funciona e os materiais ficam poucos atraentes”, finaliza Brito.

Continuar Lendo

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Estudo aponta o impacto das parcerias entre influenciadores digitais e marcas

Pesquisa feita pelas empresas Tunad em parceria com a Macfor explica o impacto dessas parcerias e o quanto as características deste mecanismo são vistas de forma
positiva pelas marcas em 2023

Publicado

em

Por

É cada vez mais comum ver influenciadores digitais trabalhando em parceria de publicidade com as empresas. A operadora Oi, por exemplo, teve a parceria com o comediante e youtuber, Whindersson Nunes; a Monange com a ex-BBB Camilla de Lucas; a cantora Anitta com a Skol Beats.

A relação não é por acaso. Por trás dela, há estratégias de marketing cujo objetivo é atingir a visibilidade de uma marca, fortalecer a campanha de um lançamento de um novo produto e aumentar as vendas.

Por esse motivo é que a plataforma de Inteligência de Mídia, a Tunad, em parceria com a Macfor, agência full service de publicidade digital, fez um levantamento que explica o impacto dessas parcerias e o quanto as características deste mecanismo são vistas de
forma positiva pelas marcas.

Criadores de conteúdo

Segundo o levantamento, hoje, os micro e médio influenciadores representam mais de 80% dos criadores de conteúdo do Brasil. Ainda que não tenham o mesmo alcance de grandes influenciadores, eles oferecem uma maior aproximação com o público, principalmente se o intuito é atingir nichos ou regiões específicas. Embora sejam a maioria, esses profissionais dificilmente têm como trabalho principal a criação de conteúdos. Os tipos de trabalhos realizados em parcerias com marcas, na grande maioria, são permutas.

Dentre esse grupo, menos de 30% já assinaram algum contrato com marcas. Hoje, elas
reconhecem a importância de alcançar e se aproximar do público. Por isso, investem
em parcerias com grandes influenciadores e também médios e micro influenciadores.

Considerando a média dos cases analisados, a Macfor concluiu que o aumento foi de
47,46% no engajamento, ou seja, quase 50% de aumento para os posts de campanhas
com grandes influenciadores do mercado.

“As empresas trabalham com influenciadores porque eles são uma forma eficaz de engajar o público. Influenciadores têm seguidores leais e envolvidos, o que significa que suas recomendações e opiniões são valorizadas e confiáveis. Além disso, a mensuração do sucesso de campanhas com influenciadores é crucial para entender o ROI (retorno sobre investimento) e ajustar estratégias futuras”, explica Fabrício Macias, co-CEO da Macfor.

Um exemplo deste insight aconteceu durante a campanha da Chevrolet feita com a
participação do empresário milionário e sócio da empresa, Henrique Maderite. O
profissional utilizou o reels do Instagram da concessionária para criar uma
aproximação com o consumidor usando uma linguagem mais descontraída. O objetivo
da campanha na televisão foi, justamente, desafiar as barreiras entre o online e o
offline com um QR code levando ao site.

Uma possível explicação para o alto Uplift da campanha da Chevrolet é que, como os
carros são itens de alto valor e com muitas especificações, é natural a procura sobre o
modelo na internet, para entender melhor sobre as características do veículo. Sendo
assim, um produto que exige um nível de pesquisa mais aprofundado.

Abordagem estratégica

A Tunad avaliou também a força que os veículos de comunicação, principalmente a TV,
têm na colaboração e expansão da imagem das marcas em parceria com os
influenciadores. Segundo a plataforma, os veículos mais visados são Globo e Record,
representando 69% das inserções analisadas. O que mostra que mesmo com o
crescimento das inserções no online, a TV ainda é um forte instrumento para alavancar
as marcas.

“Trabalhar com influenciadores pode ser uma ótima forma de engajar o público
porque eles possuem uma conexão autêntica e de confiança com seus seguidores, o
que facilita a promoção eficaz de produtos e ideias alinhadas com os interesses de sua
audiência”, afirma Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.

“O estudo mostra que, mais do que trabalhar com influenciadores, é preciso ter uma
abordagem estratégica, onde as marcas possam olhar desde o fit com a ideia a ser
promovida até o investimento e impacto real projetados. Muitas vezes os gestores
querem “surfar a onda do momento” e acabam calibrando mal o retorno”, finaliza
Fabrício.

Continuar Lendo

PRA VOCÊ LER

2023 - Desenvolvido por Fatos&Ideias Comunicação